Estudante de Engenharia Agronômica do Campus Colorado narra experiências em intercâmbio na Colômbia

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 15h35 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 15h44 | Acessos: 1437

Preparo de meios de cultura em um dos laboratórios da Universidad Nacional de Colombia UNAL

Henrique Pereira Guimarães estuda Engenharia Agronômica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. Atualmente o acadêmico realiza mobilidade estudantil internacional na cidade de Palmira, na Colômbia. Seu tema de pesquisa busca a “Identificação genética de bactérias diazotróficas associadas a gramíneas”.

O estudante comenta que a viagem para chegar à Colômbia foi cansativa. “Saímos no dia 6 de setembro, às 13 horas, de Colorado e chegamos em Palmira no dia 8 de setembro, próximo das 20 horas. O tempo de espera nos aeroportos foi muito grande, mas em compensação conseguimos conhecer bastante coisa durante a viagem”, recorda.

Já em solo colombiano, Henrique diz que a casa onde está morando é boa. “Ainda estão terminando de arrumar algumas coisas, já que é nova somos os primeiros a morar aqui, assim quando chegamos tinham poucas coisas, mas agora já está ótima a casa. Estamos morando com outros dois estudantes de Honduras, que também vieram para a universidade”, explica.

Sobre a pesquisa o estudante comenta que no primeiro dia na Universidad Nacional de Colombia (UNAL) conversou com a orientadora: “[...] discutimos sobre a pesquisa, que iniciei uma semana depois de chegar à Colômbia. Além da pesquisa estou cursando duas disciplinas que são relacionadas com o projeto: Biologia do solo e Agroecologia Avançada. Todas as pessoas são muito atenciosas e estão sempre ajudando”, informa prosseguindo: “A pesquisa está se encaminhando de acordo com o planejado, não teve mudança no que foi proposto, apenas algumas coisas foram acrescentadas. Tenho expectativas de que será finalizada de acordo com o planejamento previsto”.

A respeito do idioma, o universitário relata que antes de chegar à Colômbia acreditava que ia ser difícil compreender e falar, [...] mas até que não foi tanto. Conseguimos conversar com todos, só que um pouco mais devagar e quando não se compreende algo eles sempre falam de outra maneira até que conseguimos compreender”.

Henrique espera que o intercâmbio traga muito conhecimento e cultura para sua vida acadêmica e pessoal. “É um desafio realizar uma pesquisa em outro país onde não temos domínio do idioma, e isso para mim está sendo muito bom, uma grande experiência”, finaliza.

Foto 1: Primeiro voo, saindo de Cuiabá (MT).

Foto 2: Visita à Catedral De Nuestra Señora de Rosario del Palmar, junto com uma colega de Honduras.

Foto 3: Primeiro jantar em Palmira (Colômbia), junto com os donos da casa onde os acadêmicos moram

Foto 4: Primeiro dia na Universidade, junto com as orientadoras. “A senhora de rosa é a professora Marina, minha orientadora. E a de cinza é a professora Elida que está me ajudando muito também”, explica Henrique.

Foto 5: Preparo de meios de cultura em um dos laboratórios da Universidad Nacional de Colombia (UNAL)

• 1_-_Primeiro_voo_saindo_de_Cuiabá_MT
  • 2_-_Visita_à_Catedral_De_Nuestra_Señora_de_Rosario_del_Palmar_junto_com_uma_colega_de_Honduras
  • 3_-_Primeiro_jantar_em_Palmira_Colômbia_junto_com_os_donos_da_casa_onde_os_acadêmicos_moram