Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana do Meio Ambiente do Campus Colorado do Oeste debate tecnologia e sustentabilidade

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 12h25 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 12h33 | Acessos: 606

semana ambiental colorado 2019 001O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, promoveu a XII Semana do Meio Ambiente e Semana da Gestão Ambiental. Debatendo o tema “Tecnologia e Sustentabilidade”, foram desenvolvidas ações educativas na instituição e no município de 04 a 07 de junho de 2019.

No evento, foram realizadas atividades e discussões sobre tecnologias sustentáveis, considerando as questões ambientais, sociais e econômicas dos diversos setores da comunidade de Colorado do Oeste e de Rondônia. O evento contou com a participação de mais de 400 pessoas, além das participações nas atividades de extensão promovidas.

Formação acadêmica

Ao longo do evento, os acadêmicos tiveram a oportunidade de se envolver em mais de 20 atividades diferentes, entre palestras, minicursos e oficinas, principalmente voltadas a tecnologias sustentáveis. Além disso, diversos expositores regionais tiveram a oportunidade de exibir seus trabalhos e projetos ambientalmente sustentáveis no saguão do Centro de Convenções, junto com projetos ecológicos realizados por alunos do Campus Colorado do Oeste.  

O Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Diógenes Mendes Araújo, considera que o evento teve resultados positivos. “Os acadêmicos tiveram a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre assuntos que estão intrinsecamente ligados a atividade que eles irão executar profissionalmente enquanto gestores ambientais. Discutimos sobre políticas e novas tecnologias que visam degradar menos o meio ambiente, técnicas de produção sustentável, dentre outras atividades ecológicas. Com certeza, foi um evento enriquecedor para os nossos alunos, para o IFRO e para a comunidade coloradense”, destacou o coordenador.

A acadêmica de Gestão Ambiental, Maria de Fátima Silva Costa, considera que o evento foi surpreendente, trabalhando a formação acadêmica, mas também contribuindo para a formação cidadã dos alunos. “Nós, alunos da Gestão Ambiental, participamos da organização do evento nos reunindo em grupos, cada um com uma responsabilidade. A união e colaboração de todos permitiu que essa semana fosse um sucesso. Foi uma grande experiência que nos ajudou a ver a importância do trabalho em equipe. Além disso, os minicursos foram bons para nossa formação profissional, como o de Elaboração de Mapas em que participei e que irá contribuir muito para quando trabalharmos com georreferenciamento”, avaliou a acadêmica.

O palestrante Diego Andrade Lima, médico veterinário da Connan, considera fundamental a realização deste tipo de evento acadêmico. “São nessas atividades que temos acesso a novas informações e tecnologias que nos levam a conscientização e assim conseguirmos alcançar uma pecuária sustentável”, comentou. Diego tratou da tecnologia de terminação a pasto TIP, destacando as características que fazem da TIP uma tecnologia altamente sustentável. “A TIP é democrática e de fácil implantação tanto na pequena, média e grande propriedade. Esses e muitos outros benefícios indiretos, como liberação de área para outras categorias, fazem desta tecnologia uma excelente alternativa de intensificação de propriedade de maneira sustentável e viável”, destacou o palestrante.

Arnaldo Teixeira, da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), disse que “o IFRO está de parabéns pelo evento, mostrando ser uma referência tanto no ensino quanto na organização. Essa Semana do Meio Ambiente é uma brilhante iniciativa em despertar a consciência sobre a importância em se preservar o meio ambiente, criando uma visão crítica sobre ser essencial cuidarmos do mundo em que vivemos, tanto para a atual geração quanto para as futuras”, ponderou o palestrante.

O Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, destacou que atividades assim ajudam a criar um futuro melhor. “É através de nossas atitudes que mudamos o mundo e ajudamos o próximo. E foi isso que fizemos quando nossos alunos ajudaram as crianças no plantio de árvores em Colorado do Oeste. Enfim, todos os alunos da Gestão Ambiental e servidores estão de parabéns por terem ajudado a realizar esse belo evento”, concluiu o diretor.

Integração com a comunidade

Houve uma ampla participação da população de Colorado do Oeste neste evento. Previamente à Semana do Meio Ambiente, o IFRO foi até a comunidade, promovendo a Passeata do Meio Ambiente em Colorado do Oeste em conjunto com escolas e instituições do município, percorrendo as ruas da cidade e realizando atividades de conscientização nas margens da Lagoa Municipal.

Durante o evento, a comunidade compareceu ao IFRO. Ao todo, mais de 500 estudantes do Ensino Fundamental foram ao Campus Colorado do Oeste para conhecer a instituição e participar de um tour pela Trilha Ecológica Professor Mozart da Silva Brasil. A trilha percorre um trecho de mata nativa preservada. Durante o passeio, os participantes são esclarecidos sobre a importância da natureza e o que pode ser feito para ajudar a preservá-la.

O passeio pela Trilha Ecológica foi realizado pelos acadêmicos de Gestão Ambiental e pelos professores do campus, e contou com o apoio do Tiro de Guerra 12/001 no acompanhamento dos alunos. As instituições que participaram da atividade foram a Guarda-Mirim e escolas Manuel Bandeira, Paulo de Assis Ribeiro, 16 de Junho, Julieta Vilela Velozo, Marcos Donadon e Ângelo Angelim.

“Todas as atividades que envolveram a comunidade externa ao IFRO favoreceram a ampla conscientização e educação ambiental, principalmente entre os jovens e crianças que poderão ajudar na preservação de nosso mundo, e fez com que as pessoas refletissem mais sobre suas ações e seus impactos na Natureza”, comentou o coordenador de Gestão Ambiental, Diógenes Araújo.

Organização

Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente com o intuito de chamar a atenção da população para a sustentabilidade e a redução dos problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. No Brasil, o governo estabeleceu por meio de Decreto Federal a realização da Semana Nacional do Meio Ambiente (SNMA). A data tem a finalidade de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

No IFRO Campus Colorado do Oeste, ela é realizada de forma integrada com a Semana da Gestão Ambiental há 12 anos. O evento é realizado pelo curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, que foi implantado no Campus em 2005, abordando em cada edição uma temática relevante na área ambiental.

O coordenador do curso, Diógenes, elogiou os acadêmicos que participaram da organização do evento, pois a contribuição deles, além de promover a qualidade do evento, serve de experiência para futuramente poderem realizar atividades similares como profissionais da área.

A galeria completa de fotos do evento está disponível na página do Campus no Facebook.

  • semana-ambiental-colorado-2019-001
  • semana-ambiental-colorado-2019-002-Abertura
  • semana-ambiental-colorado-2019-003-FUNASA
  • semana-ambiental-colorado-2019-004
  • semana-ambiental-colorado-2019-005
  • semana-ambiental-colorado-2019-006
  • semana-ambiental-colorado-2019-007
  • semana-ambiental-colorado-2019-008
  • semana-ambiental-colorado-2019-009
  • semana-ambiental-colorado-2019-010
  • semana-ambiental-colorado-2019-011
  • semana-ambiental-colorado-2019-012
  • semana-ambiental-colorado-2019-013
  • semana-ambiental-colorado-2019-014
  • semana-ambiental-colorado-2019-015
  • semana-ambiental-colorado-2019-016-CONNAN
  • semana-ambiental-colorado-2019-017
  • semana-ambiental-colorado-2019-018
  • semana-ambiental-colorado-2019-019
  • semana-ambiental-colorado-2019-020
  • semana-ambiental-colorado-2019-021
Fim do conteúdo da página
-->