Feira de Estágio e Negócios do Campus Colorado do Oeste prepara alunos para mercado de trabalho

Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 07h53 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 07h53 | Acessos: 1308

feira estagio 2018 025A 3ª Feira de Estágio e Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, foi realizada em 24 de outubro de 2018, contando com a participação de acadêmicos e comunidade externa. Além de preparar os alunos do campus para o mercado de trabalho, a Feira foi um espaço de interação com a comunidade externa, especialmente empresas e instituições ligadas às áreas de atuação dos cursos ofertados em Colorado do Oeste.

Ao longo do evento, os presentes prestigiaram palestras, entre elas a de escolhas profissionais, apresentações culturais, além de participarem de diversas oficinas e minicursos. Os interessados também tiveram a oportunidade de emitir sua Carteira de Trabalho junto à Secretaria de Assistência Social de Colorado do Oeste que estava presente no evento. Na área de exposições, instituições e empresas montaram estandes para explicar aos presentes suas atividades e os requisitos necessários para um profissional do setor.

Para o chefe substituto do Departamento de Extensão, Márcio Adolfo de Almeida, “a Feira de Estágio e Negócios buscou criar um ambiente que propiciasse trocas de experiências empreendedoras entre o IFRO e a comunidade, estimulando as empresas no processo de seleção na forma de estágio como também em emprego aos futuros profissionais da área”. Como ele explicou, a Feira de Estágio e Negócios tem como objetivo fortalecer ligações entre empresas e instituições para que atuais alunos egressos possam ingressar mais facilmente ao mercado de trabalho.

Estudantes empreendedores

Na área de exposições também foi organizada uma praça de alimentação gerida por alunos das turmas do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio como parte das disciplinas de Empreendedorismo, Gestão e Planejamento Agropecuário, e de Processamento de Alimentos.

A professora da disciplina de Empreendedorismo, Jéssica Weschenfelder Alexandre, explicou que a atividade começou ainda no primeiro bimestre na disciplina de Gestão em que abordamos vários conteúdos que deviam ser aplicados na “empresa” criada pelos alunos. Os conteúdos foram: primeiramente o planejamento estratégico, criando a missão, visão e valores, objetivos, metas e estratégias por setor; a gestão de pessoas com a divisão das equipes em setores; os custos de produção, em que eles calcularam os custos dos produtos e como estabelecer o preço; e por fim o marketing.

Os resultados da atividade foram bons para os alunos, como relatou a professora Jéssica. “Essa atividade foi importante para o desenvolvimento dos alunos, pois houve integração entre as disciplinas, aplicação da teoria na prática, aprendizado de como lidar com situações adversas ao que foi planejado e principalmente o trabalho em equipe. E os resultados foram positivos, pois todas as turmas alcançaram suas metas de venda e receberam elogios pelas comidas, que foram produzidas sob orientação das professoras de Alimentos. E por fim os próprios alunos concluíram que foi uma oportunidade única de testar a habilidade de trabalhar em equipe e isso uniu bastante a turma”, destacou.

• feira-estagio-2018-005
  • feira-estagio-2018-006