Curso de Engenharia Agronômica de Colorado debate perfil profissional para mercado de trabalho

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 16h31 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 16h37 | Acessos: 2385

Campus Colorado 3

No dia 21 de novembro os acadêmicos do 1º, 8º e 9º período do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram de evento promovido pela coordenação de curso em parceria com equipe técnica brasileira de empresa norte-americana do ramo químico. De forma dinâmica, os técnicos da Dupont Brasil, André Ferronato, Alexandre Cardinali e Lucas Mendonça, apresentaram o perfil desejado para profissionais da área agronômica, contribuindo na formação acadêmica dos estudantes.

Conforme o representante comercial André Ferronato, o programa “DuPont Universidade” é um projeto social elaborado pela empresa e conduzido na região do Cone Sul rondoniense. Seu objetivo é levar e apresentar os desafios, escolhas e oportunidades de forma moderna e dinâmica, evidenciando o papel do profissional de Agronomia e a sua importância para o mercado. Nesse sentido, o projeto aponta caminhos, mostrando o que as empresas esperam de um colaborador proativo ao traçar o perfil desejado pelo agronegócio atual, com destaque para a formação humana, técnica e intelectual, que devem estar em sintonia com o desenvolvimento de valores éticos e morais. Para o representante comercial, o resultado do projeto foi muito satisfatório, com a participação de muitos alunos questionando e assim abrangendo várias situações do mercado de trabalho, e todos puderam tirar suas dúvidas e consequentemente tomar algumas decisões ou se preparar melhor para as oportunidades do mercado.

A coordenação de curso deverá desenvolver outras atividades que demonstrem aos acadêmicos as inúmeras áreas de atuação e oportunidades que a profissão possibilita, além de prepará-los para as demandas do mercado de trabalho. O coordenador do curso de Agronomia do Campus Colorado do Oeste, Willian Mota, declarou que esse tipo de evento é importantíssimo para mostrar a realidade de uma das áreas de atuação da profissão, tanto para os acadêmicos que estão ingressando no curso como para os que estão próximos de se formarem.

De acordo com a acadêmica Emilly Gouveia “pudemos conhecer hoje a atuação de uma grande empresa do agronegócio brasileiro e como ela seleciona seus colaboradores e os diversos cargos que compõe sua estrutura operacional. Percebemos a importância de construir um currículo que possa atender as demandas do mercado de trabalho, já que estamos próximos de nos formar e iremos certamente passar por processos seletivos que buscam profissionais preparados, conforme foi apontado pelos palestrantes”.

• Campus_Colorado__1
  • Campus_Colorado__2