I Semana da Biologia dos Institutos Federais é organizada com participação do IFRO

Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 16h45 | Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 16h48 | Acessos: 123454

SemaBio 1x1 a

A I Semana da Biologia dos Institutos Federais acontecerá em formato virtual entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro de 2021. Esta primeira edição do evento tem como objetivo aproximar as comunidades acadêmicas da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (ECT), inclusive em sua organização que conta com a participação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), além de outros IFs e CEFET.

Tendo um caráter plural e inclusivo, neste evento serão abordados os mais variados temas nas áreas biológicas. Haverá mesas-redondas, palestras, minicursos e oficinas, todas realizadas em formato virtual. A programação completa ainda será anunciada na página do evento. Esta atividade permitirá a integração e o compartilhamento de conhecimento entre estudantes, professores, profissionais da área e demais interessados pela ciência e tecnologia.

A inscrição para o evento é gratuita e já está aberta, podendo ser realizada na página: https://www.even3.com.br/semabioif2021. Podem participar estudantes do Ensino Médio/Técnico, de cursos de graduação ou pós-graduação, além de docentes e profissionais da área.

Organização conjunta

A I Semana da Biologia está sendo organizada por representantes de 13 Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), sendo o IFFar – Campus Panambi o anfitrião do evento. O IFRO faz parte da organização através da Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Colorado do Oeste

O professor Diego Soares Carvalho, hoje Coordenador-Geral de Graduação do IFRO, relata como se originou a proposta deste evento. “A ideia surgiu em um grupo de WhatsApp de Biólogos, em que discutimos a necessidade de realizarmos um evento da área organizado por diferentes instituições da Rede Federal e que tivesse o espectro de abrangência nacional. Eu participei da idealização do evento, quando ainda estava à frente da Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Colorado do Oeste. Atualmente representando a Coordenação-Geral de Graduação do IFRO, eu entendo que um evento dessa envergadura e com a programação diversificada será de grande valia para a formação dos estudantes do IFRO”, destaca Diego.

Ademais, outras atrações serão destaques trazendo a participação de docentes do IFRO com a oferta de minicursos, como o da professora Paulla Vieira Rodrigues do Campus Colorado do Oeste sobre Cultura de Células, o do professor Paulo Prates Júnior do Campus Ariquemes sobre Micorrizas e de outras propostas ainda sendo analisadas.