Reunião Nacional de representantes do ProfEPT ocorre no Espírito Santo

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 09h22 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 09h23 | Acessos: 688

PROFEPT IFRO ALINHAMENTOProfessores do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) participaram da reunião nacional de alinhamento conceitual do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Vitória e Cariacica. As discussões foram sobre as bases político-pedagógicas da educação profissional e tecnológica e da Rede IF, sobre o desenvolvimento do Mestrado ProfEPT e os resultados positivos já alcançados. Foram discutidos ainda a avaliação quadrienal do programa pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), para o período 2017-2020, e sobre validação dos produtos educacionais em desenvolvimento e o respectivo registro e transferência para a comunidade atendida pelos institutos federais.

Participaram na reunião do Comitê Gestor Nacional, pró-reitores de pesquisa, coordenadores das 40 instituições de ensino associadas e professores das disciplinas obrigatórias. Bem como, professores dos IFs de todos os estados do Brasil, consolidando a abrangência nacional do ProfEPT. A comitiva do IFRO foi composta pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, o Coordenador Acadêmico local do ProfEPT, Antonio dos Santos Junior, a professora de Metodologia de Pesquisa, Lediane Fani Felzke, e a professora de Seminários de Pesquisa, Sandra Ferrari.

O evento ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (IFES/CEFOR), em Vitória (ES), e de 6 a 8 de novembro no Campus Cariacica, no município de Cariacica (ES).

No evento foram discutidos os resultados alcançados pelo programa, em especial a produção técnica, a produção acadêmica e o impacto social do ProfEPT. Abordado o planejamento do Exame Nacional de Acesso em 2020, envolvendo a consolidação da bibliografia e o modelo de prova que será aplicado. Feita a reflexão sobre como o ProfEPT contribui para o desenvolvimento da concepção política-pedagógica da educação profissional-tecnológica e da Rede IF. Discutida a avaliação a ser feita pela CAPES, e sobre os produtos educacionais. Além de formalizar o início da gestão do novo Comitê Gestor Nacional.

O evento foi transmitido ao vivo e pode ser encontrado no canal do Youtube do CEFOR/IFES, clicando AQUI

• PROFEPT_IFRO_ALINHAMENTO
  • REUNIÃO_ALINHAMENTO