Estudantes de Informática participam de sarau virtual nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 14h18 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 14h25 | Acessos: 48437

Estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram de um sarau virtual. A proposta ocorreu nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira dos segundos anos matutino e vespertino. Como houve interesse de muitas pessoas, elas também passaram a integrar a atividade.

Segundo a Professora Márcia Letícia Gomes, além de seus alunos nas duas turmas de Informática, participaram do sarau virtual servidores do próprio Campus Calama e da Reitoria, bem como docentes dos Institutos Federais do Acre, Paraíba e São Paulo (IFAC, IFPB e IFSP), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), poetas e estudantes de graduação do IFRO e de outras instituições.

O estudante Fabio Koiti avaliou como positiva a aula em formato diferenciado. “A ideia do Sarau Virtual foi incrível. O trabalho foi motivador para prosseguirmos com as atividades remotas e, além disso, penso que conseguimos auxiliar muitas pessoas no ‘tédio’ da quarentena; e de queda, ainda disseminar um pouquinho da enorme cultura poética que possuímos”.

As postagens ocorreram ao longo do mês de maio. Para participar era necessário gravar um vídeo com poema ou música e postar no Instagram e usar a #sarauvirtual. Além disso, o Instagram da professora era marcado @leticiaalegria00 e foi criada uma aba de “destaques” de modo que todas as contribuições para o sarau permanecem disponíveis para acesso ao público em geral.

Márcia Letícia é professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nos Cursos Técnicos em Informática e Eletrotécnica do Campus Porto Velho Calama. “Em momentos de acirramento de tensões, a arte se faz fundamental: seja em forma de escapismo, seja no sentido de demarcar posições em um debate. A realização do sarau virtual aproximou os alunos da arte literária, tornou-os parte neste fazer e agregou outras pessoas que também se sentiram acolhidas por este discurso tão singular que é o artístico”, avaliou a docente.

A primeira atividade remota das turmas de Informática foi com o romance “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. Entre as questões da leitura estava se os alunos já haviam participado de um sarau. “Surpreendentemente, muitos alunos nunca haviam participado de um. Na impossibilidade de realizar um evento presencial por causa da pandemia, surgiu a ideia de realizar a atividade por meio das redes sociais, o que se mostrou interessante pelo alcance que tivemos. Recebemos um convite para realização de um novo sarau em parceria com uma instituição de Santa Catarina”, conta a Professora Márcia Letícia.

• O_estudante_Fabio_Koiti
  • Temas_de_amor_-_Carlos_Drummond_de_Andrade