Alunos e professores do Campus Porto Velho Calama publicam artigo em livro

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 10h40 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 10h40 | Acessos: 1381

Campus Calama Livro 2Estudantes e professores do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, tiveram um artigo publicado no livro “Engenharia de Produção em Foco: Gestão de Operações”.

O artigo intitulado “Projeto de Fábrica e Instalações Industriais de Laboratório Móvel para a Construção Civil” foi resultado de um trabalho realizado em sala de aula na disciplina de Empreendedorismo, conforme explica o professor de Administração, Alberto Pérsio Alves Ewerton. “Os alunos construíram um plano de negócio e a partir daí escreveram um artigo para participar de um evento científico. O artigo foi crescendo e ganhando corpo e acabou sendo enviado para o conselho editorial do livro que, o escolheu para entrar na publicação. É muito gratificante fazer parte desse grupo, pois um trabalho acadêmico publicado enriquece o currículo de todos. Eu me sinto muito honrado de ter colaborado com os alunos do Curso Técnico Integrado em Edificações”, afirma.

Assinam o artigo os estudantes do Curso Técnico em Edificações, Orleans Sheakespeare Bicalho, Wil Robson Teixeira Gomes e Yasmin Oliveira da Guarda, o egresso Emílio Gabriel Freire dos Santos e os professores Alberto Pérsio Alves Ewerton e Valéria Costa de Oliveira. “Vivenciar atividades que envolvam a escrita de um capítulo de um livro, a escrita de um artigo e a participação em Projetos de Pesquisa, extensão e ensino auxiliam no desenvolvimento de competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento”, explana Valéria.

O aluno Orleans S Bicalho, do 4º ano do Curso Técnico em Edificações (matutino) diz que "[...] no início era mais um simples trabalho de uma matéria específica, contudo começamos a amadurecer a ideia sobre influência dos professores Alberto e Valéria que nos deram muito incentivo pra continuar. Adiante, com a ideia mais concreta sobre o projeto começamos a trabalhar para alinhar o empreendedorismo e construção civil e o resultado foi uma proposta de Laboratório móvel para construção civil que se deslocaria para os canteiros de obras e demais partes necessárias. Nossa equipe trabalhou no desenvolvimento teórico e prático do trabalho, utilizando ferramentas tecnológicas e até fazendo diversos ensaios no laboratório de materiais do Campus Porto Velho Calama. Todo o esforço nos proporcionou apresentações em congresso e outras feiras de projeto, chegando até a participar em algumas fases da feira de empreendedorismo do ITA, mas infelizmente não conseguimos continuar. Há mais ou menos um ano submetemos o artigo e ganhamos a oportunidade de agregar um capítulo de um livro de Engenharia de Produção por uma editora paulista. Hoje estamos realizados dentro do IFRO por diversos esforços já feitos e recompensados aqui. Agradecemos toda a Instituição pelo excelente trabalho prestado à sociedade e principalmente pelos incentivos dos nossos professores".

Um exemplar do livro "Engenharia de Produção em Foco: Gestão de Operações" foi doado para a biblioteca do campus. “Fico muito feliz em receber a doação de um livro para compor o acervo da Biblioteca, principalmente quando vem dos alunos como autores/escritores. Percebemos que os mesmos estão empenhados na realização de publicações científicas, contribuindo com a sociedade e com seu desenvolvimento pessoal. Este livro fará parte da história educacional do IFRO, e é um ato motivacional para outros alunos serem protagonistas da sua história. Essa é a essência do nosso trabalho: compromisso com a educação de excelência. Parabéns aos alunos e professores envolvidos”, comenta o coordenador de biblioteca do Campus Calama, Evandro Silva de Sousa.

• Campus_Calama_-_Livro_1
  • Campus_Calama_-_Livro_2

Sobre o livro

O livro “Engenharia de Produção em Foco: Gestão de Operações” apresenta uma coleção diferenciada de conceitos da Engenharia de Produção e sua ampla gama de atuação, que é evidenciada a partir da sua praticabilidade. As aplicações podem ser validadas através de casos e experiências em variados setores produtivos, o que demonstra a aplicabilidade quase universal da Engenharia de Produção em qualquer processo produtivo, seja de bem ou de serviço. Assim, o livro traz ao leitor, não apenas os conceitos corriqueiros, mas conteúdos que muitas vezes são deixados de lado, e que fazem muita diferença no complexo e intrincado fluxo de informações e materiais dos processos produtivos. Ao compreender estes conceitos, será possível ampliar a forma de enxergar a Engenharia de Produção e suas áreas de atuação, trazendo ao mundo real, situações e aplicações novas.