TCC de estudante do Calama resulta na publicação de livro paradidático

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 12h41 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 17h35 | Acessos: 2576

Livro Calama 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, promoveu o lançamento do livro “Representantes da Fauna de Rondônia”. A obra é resultado do trabalho de conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental da acadêmica Dayana Angélica Felix dos Santos Gonçalves.

O lançamento ocorreu no dia 07 de junho, com o livro estando disponível em formato impresso e digital (e-book). De acordo com o Coordenador do Curso de Pós-Graduação, Sérgio Alves, “o livro merece destaque pelas ilustrações que lhe confere qualidade pictórica, ou seja, comunica também através de imagens. Basta lembrar que recorrentemente as mídias contemporâneas nos falam através de desenhos e ilustrações, reforçando assim o sentido denotativo, o que está bem presente no livro”.

“Esse livro poderá ser utilizado como material complementar de ensino (paradidático), a fim de aprofundar os temas em sala de aula. Com a produção dessa obra espera-se contribuir de forma direta no processo de conscientização e sensibilização da conservação do meio ambiente, em especial por sua relevância lúdica no processo de ensino-aprendizagem. Além de trazer um conhecimento sobre a fauna local, a obra irá estimular o aluno a não ser somente um leitor, mas também um agente transformador do ambiente em que vive”, esclarece Dayana Gonçalves.

O Coordenador da Pós-Graduação ainda destaca que o trabalho pode despertar um “sentimento de pertencimento ambiental” nos leitores. “Ao identificarem as espécies animais que ‘representam’ a fauna de Rondônia, tanto com a denominação científica quanto a popular, suas características com uma linguagem simples, hábitos e principalmente o alerta sobre as espécies que estão em risco de extinção, portanto todos somos socioambientalmente responsáveis por protegê-las. Enquanto produção acadêmica resultante de uma pós-graduação, expressa a riqueza de possibilidades na comunicação acadêmica moderna com seus produtos e subprodutos, a exemplo deste livro paradidático como alternativa aos usuais artigos científicos, desta feita como aplicação pragmática”, diz Sérgio.

A Professora Márcia Leticia Gomes, que atuou na revisão gramatical do livro, ressalta também que “o trabalho realizado pela Dayana ressignifica os trabalhos em senda de especialização e reacende a discussão sobre a necessidade de produzir conhecimento sobre a nossa região e para a nossa região. Que muitas crianças e adultos possam se deliciar e se surpreender com esta leitura como eu já fiz”.

O Professor Márcio Rodrigues Miranda fez a revisão técnica do livro e descreve a obra como sendo um ‘título’ com potencial enorme de despertar na população amazônica o desejo de conhecer mais sobre a biodiversidade da região. “É um trabalho para todos os níveis de conhecimento inspirando diferentes observações, até os animais mais presentes em nosso cotidiano e cultura recebem uma ressignificação, um novo olhar, que estimula a nossa curiosidade, motor do conhecimento. Acredito que a contribuição desse trabalho poderá ser observada na formação das futuras gerações de pesquisadores amazônidas”.

O servidor Cleudson da Silva Vieira foi o Co-orientador do Trabalho de Conclusão de Curso e destacou que a “obra é um passo importante para estimular o leitor a conhecer mais sobre as espécies do Estado de Rondônia e, sobretudo, contribuir para a preservação da nossa fauna”.

Sobre o fomento à pesquisa, a Chefe do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação, Alecsandra Souza, destaca que uma das competências da instituição é estimular a realização de projetos que resultam em produtos de inovação, bem como, de pesquisas aplicadas que proporcionam benefícios à comunidade. “Desta forma, o Departamento tem incentivado, por meio de fomento à pesquisa, os projetos inovadores desenvolvidos pelos servidores e alunos do campus”, esclarece.

A obra será distribuída gratuitamente para a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), ficando sob a responsabilidade das mesmas o envio de exemplares para as escolas na capital (Porto Velho). Para o interior os livros serão enviados para as Coordenações Regionais de Ensino da SEDUC (nos municípios de Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, São Miguel do Guaporé, Vilhena, Colorado do Oeste).  O livro também estará disponível nas bibliotecas de cada campus do IFRO. A versão digital da obra estará disponível em breve no portal do IFRO.

• Livro_-_Calama_1
  • Livro_-_Calama_2