Campus Calama promove formação em projetos integradores com ênfase em metodologias ativas

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 17h03 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 17h22 | Acessos: 1091

Campus Calama Metodologias Ativas 3

Professores do curso técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram durante os meses de março e abril de uma formação continuada em projetos integradores com ênfase em metodologias ativas.

Esta foi a terceira turma a participar do ciclo de formação realizado na unidade. A formação teve início em 2018 com a participação de docentes dos Cursos Técnicos Integrados em Química e Eletrotécnica e visa integrar os componentes curriculares dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, além de promover a mudança no papel dos estudantes, que deixam de ser audiência para serem os atores principais em seu processo de aprendizagem.

A formação é coordenada pela equipe pedagógica de Departamento de Apoio ao Ensino (Dape), composto pelas servidoras Ana Cláudia Oliveira da Silva, Darlene Mary Campos, Sara Passos de Lima e Suelene da Silva Batista em parceria com o Diretor-Geral Pró-Tempore do Campus Calama, Professor Antônio dos Santos Júnior.

A programação do curso é composta de assuntos como: Educação 4.1 para o Século XXI; Currículo STEAM; Objetivos de aprendizagem; Metodologias ativas; Taxonomia de Bloom e Avaliação. No decorrer da formação, os docentes “aprendem fazendo”, ou seja, elaboram uma minuta de um projeto integrador com as concepções de metodologias ativas de aprendizagem.

Para o Professor Antônio dos Santos Júnior, Diretor-Geral Pró-Tempore do Campus Calama e colaborador da proposta, as ações de formação são necessárias, ao se considerar que muitos dos docentes da unidade são engenheiros, arquitetos, administradores, entre outros, os quais não receberam formação prática em pedagogia durante a graduação. “E, também, que o Século XXI e os novos arranjos de produção, trabalho e economia exigem que as instituições de ensino apresentem uma abordagem atualizada, a qual capacite o egresso para ser um agente de transformação da sociedade e capaz de contribuir com os processos desenvolvidos por sua equipe de trabalho. Esperamos que, após a capacitação ofertada, o professor sinta-se preparado para individualizar a prática pedagógica, tratar com respeito e transparência o estudante, observar o futuro egresso como um profissional em formação e orientar o estudante para o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, simultaneamente”, explicou o docente.

Antônio destacou também que, além de profissionais em nível de excelência técnica, os egressos do IFRO observem valores como ética, comprometimento, efetividade, transparência, e outros. “Assim, buscamos atingir nossa missão institucional que é formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento econômico, humano, social, cultural e ambiental sustentável. E essa missão, acredito, está diretamente ligada ao alto nível de qualificação profissional dos professores”, observou. A previsão é de que a formação seja ofertada para os demais cursos do Campus Calama.

• Campus_Calama_-_Metodologias_Ativas_1
  • Campus_Calama_-_Metodologias_Ativas_2