Campus Calama distribui 520 cestas de alimentos adquiridos da agricultura familiar

Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 16h05 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 16h09 | Acessos: 86864

Campus Calama Entrega de alimentos 1

Com a finalidade garantir a segurança alimentar dos alunos da educação básica matriculados no Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), foram distribuídas 520 cestas com gêneros alimentícios neste mês de setembro, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O programa oferece alimentação e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica e os recursos podem ser destinados à aquisição de gêneros da agricultura familiar da região, favorecendo para que a clientela estudantil seja atendida e a produção e a diversificação de hortaliças e demais gêneros da produção familiar local seja estimulada.

O Chefe do Departamento de Assistência ao Educando (Depae) do Campus Calama, David Mourão, afirma que ações como a manutenção dos auxílios emergenciais estudantis, além da distribuição de gêneros alimentícios, favorecem para que os estudantes possam manter a concentração nos estudos, [...] “especialmente nessa época da pandemia do coronavírus, em que muitas pessoas estão sendo afetadas pela crise econômica advinda dessa situação”, diz.

Para receber a cesta de gêneros alimentícios, Mourão explica que os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio preencheram um formulário manifestando o interesse. A distribuição, para garantir a segurança dos servidores e dos educandos, ocorreu, segundo ele, com hora marcada, evitando-se aglomeração e observando-se todas as normativas do Ministério da Saúde. As cestas distribuídas foram montadas com alimentos como: abacate, abacaxi, abóbora, alface, banana, batata doce, inhame, iogurte, laranja, macaxeira, mamão, pepino, tangerina, poncã e tomate.

David Mourão informa que outras 520 cestas de alimentos serão distribuídas no próximo mês de outubro, porém, alerta os estudantes dos cursos técnicos integrados que ainda não se cadastraram, para que entrem em contato com o Depae por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, elogia o caráter abrangente do programa, reforçando que a aquisição de gêneros nessa modalidade [...] “aproxima a instituição da movimentação da economia local, contatando chacareiros e demais produtores, fazendo com que os recursos aplicados circulem na própria região e melhore a renda das famílias, favorecendo ainda para proporcionar uma alimentação mais saudável e diversificada aos nossos estudantes", conclui.

• Campus_Calama_-_Entrega_de_alimentos_1
  • Campus_Calama_-_Entrega_de_alimentos_2