Campus Calama realiza o 1º Seminário Anual de Libras com programação diversificada

Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 11h43 | Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 11h43 | Acessos: 48275

LogoIFROO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realiza nos dias 13 e 14 de agosto, o 1º Seminário Anual de Libras (Salif). O evento acontece de forma on-line com o objetivo de ampliar a inclusão e a interação com palestras, oficinas e relatos de experiências e é aberto ao público, utilizando como ferramenta a plataforma StreamYard.

Segundo os organizadores, o seminário possibilita a inclusão e a interação entre surdos e ouvintes, e o entendimento da cultura surda. O evento também atende a normatização acerca da Língua Brasileira de Sinais, hoje o segundo idioma oficial do Brasil. Com a finalidade de transformar positivamente a realidade da comunidade que utiliza a língua de sinais, oferecendo uma nova visão e princípios de humanidade linguística, o Campus Calama instaura anualmente a execução do Salif.

Para a Coordenadora do evento, Nathali Fernanda Machado Silva, o estabelecimento de um evento anual oportuniza a aprendizagem da língua, além de consolidar os novos profissionais tradutores e intérpretes em libras (Tils). “Quando criei o Salif pensei que ele precisava combinar o profissionalismo com a jovialidade, características predominantes de um Instituto Federal, por isso quis ofertar um espaço que oportunizasse o aprendizado aos novos profissionais”, afirmou. Ainda segundo ela, o evento é integrador, produzido também pelos próprios alunos. “O Salif não é só para os alunos do IFRO, mas dos alunos do IFRO, porque eles têm uma capacidade produtiva enorme para ser explorada. É só olhar para nossa logo do evento, nossos cartazes de divulgação, eles me surpreendem sempre”, concluiu a coordenadora que também é intérprete de libras do campus, ao informar que para ela “ser Tils não é apenas traduzir em sala de aula, mas instaurar a Libras no ambiente escolar através de parcerias, projetos e compartilhando experiências, como faz o Salif”, finalizou.

A promoção da Língua Brasileira de Sinais é uma forma de torná-la mais acessível aos jovens, sendo assim, o seminário também trará qualificação aos participantes e a oportunidade de conhecer melhor a Libras, assim como a cultura surda, permitindo o atendimento das demandas de uma comunicação em diversos contextos sociais, principalmente no ambiente escolar. Poderão participar os servidores, discentes e a comunidade externa através do acesso via link: https://streamyard.com/

Conheça a programação completa do evento que inicia hoje (13), clicando AQUI.