Dia do Orgulho Nerd do IFRO Calama este ano será on-line no mês de julho

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 16h43 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 17h00 | Acessos: 15112

Orgulho Nerd imagem

Os organizadores do evento “Dia do Orgulho Nerd” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, informam que este ano a edição do evento será realizada de forma on-line, no dia 11 de julho.

O “Dia do Orgulho Nerd” é um evento mundial voltado para pessoas que alimentam a cultura nerd/geek, aficionados por tecnologias, ciências, ficção científica, séries animadas ou não e evoluções tecnológicas nas áreas de tecnologia da informação, física, química, biologia, matemática e outras. A pandemia da covid-19 pegou todos de surpresa este ano e fez com que os profissionais de educação reformulassem seus planejamentos para manter ativo o acesso aos alunos da instituição.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Sabrina Feliciano, do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática, o Orgulho Nerd é um evento institucional do Campus Calama, iniciado pelos professores para proporcionar um espaço de convivência e troca de experiências pelos alunos que foi evoluindo e que “[...] hoje temos o orgulho em falar que é um evento dos nossos estudantes jovens para o público jovem, com a cara deles, mostrando o que eles gostam. Por causa disso, é um evento que traz ações recorrentes, mas também é mutável porque a cada geração os interesses mudam. Os professores do IFRO têm orgulho e anseio em apoiar as investidas sociais, geeks e tecnológicas dos nossos estudantes”, comentou.

O Orgulho Nerd teve sua primeira edição no ano de 2011, como apenas uma reunião organizada pelos professores, algo pequeno e simbólico, porém, que foi evoluindo ano a ano com o envolvimento cada vez maior dos alunos que passaram também a auxiliar na organização do evento. Em 2020, em sua nona edição, de acordo com os organizadores, será necessário realizá-lo de forma on-line em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Além de reunir os alunos, o evento estimula o trabalho em grupo e a pesquisa, mostrando como ela é primordial para se desenvolver conteúdos interessantes. O Dia do Orgulho Nerd já faz parte do calendário acadêmico oficial do IFRO Calama e é uma das grandes atividades de extensão do campus. “O Orgulho Nerd, para mim, é como uma reafirmação do nosso orgulho pelos nossos gostos, pelas nossas preferências, uma reafirmação de quem nós somos. O evento todo ano reúne uma comunidade que move a indústria cinematográfica e a indústria dos jogos, reunindo pessoas que nem sempre têm espaço e local para se divertir, conversar, jogar. Acho que é isso que o Orgulho Nerd se tornou, um espaço. E esse ano queremos que esse espaço seja a casa de cada um, e já que não podemos estar reunidos de forma presencial, que estejamos conectados de forma on-line", observou uma das coordenadoras da atividade, Maria Eduarda Lustosa, aluna do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática.