Equipe do IFRO Campus Cacoal é premiada na Jornada de Foguetes no Rio

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 13h34 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 13h34 | Acessos: 1481

Campus Cacoal na Olimpíada de FoguetesEstudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, representaram a unidade na Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí (RJ), entre os dias 21 a 25 de outubro. Apelidada de “Pinguins de Madagascar”, a equipe composta por Lucas Vinícius, Eduardo Gabriel e Vinicius Flegler, dos cursos Técnicos em Agroecologia e em Agropecuária da modalidade Integrado ao Ensino Médio, foi premiada na competição.

O Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, ressalta que incentivar e apoiar a participação dos discentes e do professor é um fator motivacional muito importante, pois além da equipe outros estudantes se motivam a participar e, sobretudo, acreditam que é possível sonhar e alcançar a realização do sonho. “O professor Agmar e os alunos se esforçaram muito para conquistarem o direito a participar dessa etapa no Rio de Janeiro. A conquista do vice-campeonato, para nós do Campus Cacoal é motivo de muita satisfação e orgulho”, ressaltou.

Em maio de 2019, a equipe Pinguins de Madagascar participou da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), no próprio campus. Essa fase da competição conta com a participação voluntária dos alunos e professores e para se classificarem para a Jornada de Foguetes é preciso atingir uma marca maior de 100 metros no lançamento. A equipe atingiu 123 metros, se classificando assim para a fase no Rio de Janeiro.

“Após participar de um evento tão interessante como a MOBFOG, nós como alunos do IFRO Campus Cacoal estamos no mínimo maravilhados. Foi uma experiência única e muito dinâmica, esperamos poder contribuir com o campus compartilhando todos os conhecimentos e experiências que tivemos, e nos sentimos honrados por poder representar a instituição e gratos por termos tido essa oportunidade”, conta Lucas Vinicius.

O professor Agmar é grande incentivador dos discentes quantos à participação e envolvimento dos alunos em eventos como esse. Ele avaliou positivamente o evento e ressaltou que todos os participantes foram bastante elogiados e incentivados a participarem da jornada. Relatou ainda que os organizares os deixaram bastante à vontade e esclareceram que mais que realizar uma competição o maior objetivo era fomentar a participação de alunos em eventos científicos desse porte e principalmente que os participantes repliquem as experiências em seus próprios campus, fazendo com que outros alunos tenham vontade em participar também.

“A nossa equipe conquistou direito à participação depois que atingiu lançamentos acima dos 100 metros na horizontal na XIII Mostra de Foguetes – MOBFOG 2019, etapa realizada no campus no mês de maio deste ano. Na jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro, participamos de palestras, oficinas e também apresentamos os foguetes e bases construídos com materiais de baixo custo. Os alunos tiveram a oportunidade realizar dois lançamentos, e desta vez conquistaram o troféu de vice-campeões. Neste evento os alunos puderam compartilhar experiências e aprender com alunos de todos os estados. Esta olimpíada é realizada em conjunto com a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) onde este ano o campus conquistou a primeira medalha de bronze nacionalmente. A equipe volta ao campus agradecida ao IFRO pelo apoio que obteve, com novas ideias de foguetes e base e desejo de partilhar o que aprenderam”, relatou o docente.

• Campus_Cacoal_na_Olimpíada_de_Foguetes