Campus Cacoal certifica 47 mulheres em projeto de Formação Inicial e Continuada

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 12h20 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 12h20 | Acessos: 819

FIC Mulheres Cacoal 3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) vem desenvolvendo cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) voltados ao Projeto Empoderamento da Mulher, cuja finalidade é atender mulheres em vulnerabilidade socioeconômica no Estado. O Projeto envolve outros cursos e municípios de Rondônia, havendo aporte financeiro da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do Ministério da Justiça e Cidadania. O Campus Cacoal desde 2018 executa dois cursos de FIC, sendo eles o de Formação Inicial em Assistente Administrativa e o de Formação Inicial em Corte e Costura.

“Oportunidades como essa, dada às mulheres que estão em vulnerabilidade no Estado de Rondônia, enaltecem o empoderamento feminino e concedem à mulher o poder de participação em diversos campos sociais e econômicos. Propiciar meios para que ela seja provedora de seus familiares e que a partir disso consiga uma maior representatividade em todas as esferas sociais é nosso maior objetivo”, esclarece o Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros.

Ao total, 47 mulheres receberam certificados, sendo em 27 do Assistente Administrativa e 20 em Corte e Costura. Para ambos os cursos, o público-alvo foi voltado às mulheres em vulnerabilidade socioeconômica dos Territórios Rurais e da Cidadania de Rondônia, selecionadas previamente por meio da articulação com entidades representativas do município de Cacoal e áreas adjacentes.

A aluna do Curso Assistente Administrativa, Adriani Oliveira Almeida, fala da importância de sua participação. “Foi uma oportunidade muito grande e por ser gratuito e perto de minha casa tínhamos com quem deixar nossos filhos no horário do curso. Mesmo tendo uma recém-nascida, que ia comigo todos os dias, eu consegui concluir. Então foi a melhor oportunidade que poderíamos desfrutar. O curso será de grande utilidade para o dia a dia. Tive grandes experiências e conhecimentos que não imaginaria que teria um dia, mudou completamente a minha visão a respeito do conhecimento. Hoje percebo que o conhecimento é fácil e alcançável, estou muito feliz e este certificado de muito valor vai ser o primeiro de muitos que quero conquistar. Obrigada ao IFRO pela oportunidade”, afirma.

Os dois cursos foram estruturados em eixos que visavam à formação humana integral e específica, pois propiciou às mulheres a qualificação laboral que relaciona currículo, trabalho e sociedade. Com foco na aprendizagem significativa para as estudantes, elas sempre realizaram seus estudos visando o saber, o saber ser, o saber fazer e o saber agir.

“O Curso Costureira Industrial oferecido pelo IFRO no município de Primavera de Rondônia foi importantíssimo, não só para mim, mas para todas as mulheres que participaram do curso, algumas com muitas dificuldades. Participar de um curso profissionalizante no município foi de suma importância visto a facilidade de acesso. O curso além de capacitar para o mercado de trabalho, também contribuiu para desenvolver características empreendedoras. Teve ainda uma disciplina específica de Direito da Mulher, o que proporcionou conhecimento, consequentemente, mais autonomia para todas as mulheres que concluíram o curso”, relatou Luciana Pontes de Amorim, concluinte do curso FIC.

• FIC_Mulheres_-_Cacoal_1
  • FIC_Mulheres_-_Cacoal_2