Alunos e servidores do Campus Cacoal instalam sistema de irrigação

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2019, 16h03 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 11h05 | Acessos: 2219

Campus Cacoal Irrigação 1No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio têm estudos voltados às práticas que proporcionam vivenciar situações da vida profissional.

Com o período de estiagem se aproximando, os futuros técnicos em agropecuária aprenderam na prática a montagem de um sistema de irrigação. O professor da disciplina “Irrigação e Drenagem”, Dierlei dos Santos, conta que a atividade está prevista no componente curricular, mas que de maneira teórica, portanto, a oportunidade de construir um sistema desde o projeto inicial é muito importante para que os educandos possam consolidar e elevar, através da prática, os conteúdos estudados em sala de aula. “Nós tínhamos o projeto de irrigação escrito e, juntamente com os alunos, iniciamos a construção de um sistema de irrigação de aspersão convencional. Até o final do curso os alunos terão adquirido conhecimentos teóricos e práticos a respeito da irrigação, porém foi preciso iniciarmos logo a execução do projeto, tendo em vista a aproximação do período de seca”, esclarece Dierlei.

O projeto de implantação de irrigação foi desenvolvido nos moldes do Projeto Balde Cheio, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que é uma metodologia para a transferência de tecnologias para a capacitação de profissionais da assistência técnica e extensão rural. Os alunos e docentes do curso também contam com a parceria do extensionista Tyago Reinicke, que é engenheiro agrônomo e acompanha as atividades voltadas ao projeto Balde Cheio. “A instalação do sistema de irrigação possibilita aos alunos praticar aquilo que aprenderam em sala de aula durante as aulas de irrigação. Com o sistema de irrigação montado, foi possível mostrar aos alunos a integração de várias disciplinas e a partir dessa integração demonstramos aos alunos que todas as disciplinas do curso são importantes para prática profissional”, elucida Tyago.

Para a execução do projeto e implantação da tecnologia, uma área de 3 mil metros quadrados foi dividida em partes iguais, e desde 2017 os envolvidos cultivam pastagem nessa área. No final de 2018, o Campus Cacoal conseguiu adquirir, com recursos próprios, equipamentos para a montagem do sistema de irrigação. As divisões existentes na área são chamadas de piquetes. Já o sistema adotado pelo projeto é chamado de piquete rotacionado, de forma que o gado pasta durante um dia em cada um dos piquetes e, ao final dos 24 ciclos, retorna para o primeiro, encontrando o capim num ponto ideal de consumo novamente. Esse método só funciona se um sistema de irrigação de pastagem for implantado e, a partir da atividade prática dos alunos, a qualidade da pastagem e o sucesso do projeto será garantido.

O processo de implantação do sistema de irrigação está em andamento no campus e os alunos estão desenvolvendo o projeto e participando de cada etapa da construção. Em contrapartida, a unidade está providenciando todo o suporte da parte elétrica. A implantação desse sistema é um marco para a instituição e, para que tudo ocorra com sucesso, há um esforço de vários servidores do campus. Diversas pessoas estão envolvidas nesse processo, dentre eles trabalhadores terceirizados, servidores ligados ao Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (DIEPE), técnicos em assuntos educacionais, docentes e alunos.

Esse tipo de ação permite que os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio alcancem êxito durante sua permanência no Instituto. Além disso, possibilita que os futuros profissionais desempenhem atividades voltadas para a produção de alimentos de qualidade, sem agressão ao meio ambiente e com valorização do homem e do seu trabalho, perfil que se pretende formar nos egressos. “A construção da irrigação foi muito importante para mim, pois pretendo seguir nessa área, inclusive há uma grande possibilidade de cursar Agronomia. Sou do sítio, então também soma bastante ter esses conhecimentos do ramo da agropecuária”, diz Daniel Pelicioni Baldan, aluno concluinte do curso. A participação de alunos do curso técnico nesse tipo de atividade eleva o nível de seu aprendizado e equipara o nível de seus estudos ao estudo de nível superior, proporcionando sucesso aos alunos que pensam em verticalizar academicamente, enveredando para cursos como Zootecnia (oferecido pelo Campus Cacoal), Engenharia Agrícola ou Agronomia, como é o caso do aluno Daniel.

A aluna Patricia Lopes da Silva Henke, que também é concluinte do Curso Técnico em Agropecuária, diz que “a experiência de participar desse projeto de implantação de irrigação é muito importante, ainda não conhecíamos isso na prática, somente na teoria. Eu quero continuar participando da implantação, mas, principalmente, pretendo seguir carreira no ramo agrário. Sempre tive dúvida entre Medicina Veterinária e Agronomia, mas agora tenho certeza de que quero ser agrônoma um dia. Ter esse contato com os agrônomos do IFRO, os professores Dierlei e Dheimy, o Arnaldo Libório e o Senhor Heleno está me ajudando muito, me incentivando bastante. Tudo o que vivenciamos nas aulas práticas, nos projetos, faz com que valorizemos muito mais o trabalho do produtor”.

• Campus_Cacoal_-_Irrigação_1
  • Campus_Cacoal_-_Irrigação_10