Cerimônia de Abertura dos Jogos Internos do Campus Cacoal dá início às competições esportivas

Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 18h35 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 18h36 | Acessos: 2024

Campus Cacoal Abertura Jogos Internos 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) deu início na quarta-feira dia 27/02 à VII Edição dos Jogos Internos do Campus Cacoal (JICCAs) com a promoção da Cerimônia Oficial de Abertura. A solenidade reuniu alunos atletas, servidores, membros da comunidade acadêmica e autoridades que prestigiaram o início do evento esportivo.

As delegações que irão competir durante os jogos, nas modalidades de Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Xadrez e Voleibol, participaram da abertura da solenidade representando estados brasileiros.

A solenidade foi aberta pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Gilmar Alves Lima Junior. “Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse brilhante projeto. Dizer que me surpreendi com a animação de todos vocês, me surpreendi também em ver servidores participando como atletas, isso é inovador. Gostaria de ressaltar a importância de ações como essas, para a comunidade acadêmica, pois quando participamos de competições esportivas aprendemos a trabalhar em equipe, aprendemos a trabalhar de maneira colaborativa, e tenho certeza que uma vez em quadra aprendendo isso, em sala de aula todos vocês replicarão esse conhecimento, impactando positivamente o processo de aprendizagem de vocês atletas”, disse o Pró-Reitor Gilmar Alves Lima Junior.

O Diretor-Geral, Davys Sleman de Negreiros, que também participará como atleta, falou da relevância do projeto. “Parabenizo a todos os atletas, aos organizadores do evento, professores de Educação Física e alunos dos terceiros anos. Quero enfatizar a importância dos jogos para o desenvolvimento de nossa saúde física e mental, e gostaria de pedir a todos para que possamos, assim como em outras edições, manter o espirito esportivo, o jogo justo, sobretudo praticar o fair play aqui durante os jogos e na vida, com gestos e atitudes que melhorem a nossa e a vida do nosso próximo”, comentou.

A chama olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos e representa a paz, a união e a amizade que deve existir durante a competição. Para que esse espírito prevalecesse durante os JICCAs, o aluno-atleta Gabriel Vinícius Pereira adentrou a quadra poliesportiva do Campus trazendo a tocha olímpica e presenteou a todos com um dos momentos mais esperados do evento, o acendimento da Pira Olímpica. A solenidade também contou com uma apresentação de dança pop realizada pelos alunos Iohanna Maia, Joyce Cristina, Douglas Marçal e Davi Musa, que animou a todos os presentes. Após os juramentos dos árbitros e atletas, o Pró-Reitor declarou oficialmente aberta a sétima edição dos Jogos Internos do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal e desejou boa sorte a todos.

Início dos Jogos

As disputas tiveram início na quinta-feira (08), e se estendem até o dia 22 de março. Todos os alunos e servidores participam dessa edição, seja como atleta ou como torcida, somando cerca de 650 participantes. Fomentado pelos professores de Educação Física e alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o JICCAs tem como parceira a Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (AMEC), que fará a arbitragem das modalidades coletivas.

A professora de Educação Física, Lilian Catiúscia Eifler Firme da Silva, agradeceu a participação de todos os envolvidos no projeto, principalmente alunos concluintes e AMEC. “O JICCAs é um projeto de ensino do Campus Cacoal fomentado pelos professores de educação física. É um projeto interdisciplinar que envolve não apenas esportes. Neste ano, as equipes representarão alguns estados brasileiros, e diante destra proposta, haverá um dia em que acontecerá apresentações dos aspectos culturais de cada estado representado. Portanto, a realização dos jogos internos sem a colaboração dos alunos dos terceiros anos e sem a parceria da AMEC seria muito difícil de se realizar, devido à grandeza do evento, desta maneira, o professor Rafael Ayres Romanholo, que também é organizador do evento, e eu, não poderíamos deixar de expressar nossos sinceros agradecimentos “, reforçou.

O servidor e atleta, Felipe Ferreira Wakahara, que atua como Técnico de Laboratório de Informática, tem se destacado nos jogos. “O JICCAs é um projeto muito interessante, já que além do lazer e do divertimento saudável, tem toda essa integração entre alunos e servidores técnicos administrativos ou docentes, através da prática de esportes, coletivos e individuais. A isso soma-se o exercício da cidadania e o aprendizado de valores que o esporte nos proporciona. Dentro do âmbito educacional, aprendemos sobre respeito, competitividade e cooperação, que são pontos positivos trazidos pelo esporte, tanto para os alunos quanto para os servidores. E esse é o principal papel da Educação: formar cidadãos!”, afirmou Felipe.

A nutricionista do Campus Cacoal, Fernanda Goelzer Pereira, que também participa como atleta, falou do significado desse evento para todos da instituição. “O Campus Cacoal busca sempre oferecer alimentação de qualidade aos nossos educandos, priorizando a saúde e o bem-estar de todos. Associar atividade física e boa alimentação potencializa isso, portanto, eventos como esse são extremamente importantes, pois além promover lazer, interação entre alunos e servidores, promovem inúmeros benefícios a todos da instituição”, falou.

• Campus_Cacoal_-_Abertura_Jogos_Internos_1
  • Campus_Cacoal_-_Abertura_Jogos_Internos_2