Campus Cacoal firma parceria com Universidade da Espanha e de Viçosa para estudos sobre mudanças climáticas

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 11h30 | Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2022, 11h30 | Acessos: 193703

Cacoal ParceriaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Cacoal, a Universitad de Girona - UdG (Espanha) e a Universidade Federal de Viçosa - UFV firmaram parceria para a realização do projeto “Rumo a uma cultura de observação às mudanças climáticas”. A ser realizado no período de 16 de agosto a 19 de setembro de 2022, o objetivo central do projeto é favorecer a colaboração entre as instituições envolvidas (UdG-UFV-IFRO) para avançar no âmbito sociotecnológico em questões envolvendo as mudanças climáticas.

O Projeto é liderado pela Professora Amanda Braga de Melo Fadigas (Departamento de Geografia da UdG, de onde vem o financiamento das ações) e pela Professora Nathália Thaís Cosmo da Silva (UFV, responsável pela equipe do Brasil) com realização no IFRO, com apoio e execução do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp/IFRO/Cacoal).

“As ações do projeto, de 16/08/2022 a 19/09/2022, envolvem o uso de duas ferramentas com 50 alunos do Instituto Federal de Rondônia, Campus Cacoal: 1) A ferramenta digital EDUSAT de Sensoriamento remoto utilizada pelo projeto e desenvolvida pelos profissionais da Universidade de Girona, com destaque a Carla García Lozano (Departamento de Ciências Ambientais – UdG; 2) O livreto de mudanças climáticas desenvolvido pela equipe do projeto. Além disso, estão previstas visitas técnicas para melhor entendimento da realidade desta porção da Amazônia pela equipe que veio da Espanha. Pretende-se que as ferramentas digitais somadas às práticas participativas possam beneficiar as comunidades rurais e tradicionais não só nas ações que ocorrem em agosto deste ano em Rondônia, mas que o desenho do plano de ação e das ferramentas possa ser utilizado em projetos futuros”, explica Amanda Fadigas.

Abrindo possibilidades de intercâmbios nacionais e internacionais entre docentes e discentes, a parceria firmada entre as instituições também realizará a transferência de tecnologia do software EDUSAT de sensoriamento remoto, doação de notebooks e tablets para serem utilizados no levantamento de dados pelos discentes que aderiram ao projeto.

Para a Chefe do Depesp, Aline Gomes Lopes Pinheiro, “a parceria com a UdG e UFV abrirá novos horizontes para os acadêmicos de Geografia, e também para outros discentes que poderão aderir ao projeto nos próximos anos. Além do conhecimento adquirido pelos acadêmicos participantes do projeto, esse intercâmbio entre as instituições de ensino enriquece o currículo e a trajetória acadêmica de todos. Estamos nos preparando para a próxima edição do curso que, provavelmente, acontecerá no próximo ano, também aumentaremos a carga horária de curso, como foi-nos solicitado pelos alunos e esperamos proporcionar algumas novidades que ainda estão em discussão se serão possíveis para o próximo ano”.