Mais de 1.200 pessoas participam da SNCT Campus Cacoal 2021

Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 09h47 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 09h47 | Acessos: 159552

SNCT Campus Cacoal 2021 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizou a XI edição da SNCT entre os dias 18 e 22 de outubro. O evento foi totalmente on-line pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia. Com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, o evento fomentado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI) congrega centenas de instituições através de apresentações de atividades científicas e tecnológicas em escala nacional.

O tema desta 18ª edição da SNCT (em nível nacional) é "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta". Na edição de 2021, promovida pelo Campus Cacoal, mais de 1.200 pessoas participaram e 102 trabalhos foram apresentados e serão publicados com ISBN e DOI nos anais do evento. É importante destacar a participação de estudantes, professores e pesquisadores de todo país e de diversas instituições de ensino e de pesquisa.

Para o presidente da comissão organizadora e chefe do departamento de pesquisa do campus, Mauro Henrique Miranda de Alcântara, os números demonstram o êxito junto à comunidade acadêmica: “O evento deste ano consolidou o Campus Cacoal no debate sobre ciência e tecnologia na região norte do país, vide que recebemos pessoas de vários estados da região e até mesmo de outras regiões do Brasil. Precisamos agradecer e, muito, à comissão organizadora e também aos monitores. Foram eles que possibilitaram e ofertaram mais de 20 minicursos e oficinas e apresentação dos trabalhos! Muito obrigado!”, comentou.

A programação foi diversificada contando com palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, mostra cultural e apresentações de trabalhos. Foram selecionados em torno de 19 monitores para colaborar no evento, eles receberam treinamento sobre as plataformas utilizadas para transmissão e gerenciamento da SNCT.

A discente Natália Duarte da Silva deu seu depoimento a respeito da sua experiência no evento. "Eu gostei muito da experiência principalmente por ser nova no campus, os orientadores foram simpáticos e atenciosos. Todas as atividades que participei foram interessantes e o que eu mais gostei foram os eixos temáticos, pois os assuntos abordados foram ótimos. Também achei bem legal poder conhecer as plataformas do evento, pois até então eu só tinha usado o meet e essas outras vão me ajudar muito", relatou.

Para a formanda do curso técnico em Informática, Letízia Manuella Serqueira Eugênio, o fato de o evento ser on-line é um ponto positivo que deve ser observado na interação com o público: "Apesar de ser totalmente on-line, esse fato contribuiu para que tivéssemos o contato com diversos profissionais extremamente qualificados de todas as partes do Brasil, os quais debateram temas atuais e importantes, promovendo reflexões e dando ainda mais ênfase à relevância da ciência, da pesquisa e da extensão – dentro e fora do nosso campus. Além disso, a organização foi impecável, sempre à disposição para auxiliar com qualquer problema e focada em garantir inovações e melhorias para que a experiência do evento ficasse ainda melhor!", descreveu.

Os anais serão publicados até o início do ano que vem. Se quiser conferir um pouco mais, acesse o site https://www.even3.com.br/snctifrocampuscacoal2021/. As palestras também estão disponíveis no canal oficial do Campus Cacoal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC_ZqHXTljWA4neV498uv6xA

• SNCT_Campus_Cacoal_2021_-_Banner
  • SNCT_Campus_Cacoal_2021_1