Campus Cacoal realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 12h09 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 12h11 | Acessos: 1252

Campus Cacoal Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia 17

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Cacoal, realizou nos dias 14, 15 e 16 de outubro atividades que integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Organizado pelo Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP), neste ano com a temática Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, o evento contou com a colaboração de diversos colaboradores.

“A SNCT 2019 é organizada pelo DEPESP, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, no entanto sem o apoio dos servidores que se dispuseram a ministrar oficinas, minicursos, e atividades em geral, não seria possível a realização do evento. Além dos servidores, tivemos o apoio dos discentes na organização durante os três dias. Organizar e executar uma iniciativa como essa é muito importante para que nós, enquanto Instituto Federal, possamos exteriorizar à comunidade em geral diversas ações e resultados de pesquisas que geralmente permanecem restritas ao campus”, relatou a chefe do DEPESP, Shelly Braum.

A SNCT é aberta à comunidade em geral, atende tanto os discentes do próprio campus quanto os alunos das escolas estaduais e municipais. Nesta edição, a semana teve a participação dos alunos da Escola Estadual Cora Coralina. Acompanhados pelo Professor de Filosofia, Ademir Mattos, os alunos visitaram as salas temáticas e puderam participar de dois minicursos organizados e ministrados especificamente para o professor e seus alunos.

“Foi muito gratificante pra nós termos sido convidados e podido participar da SNCT do Campus Cacoal. Meus alunos e eu tivemos uma impressão muito positiva em relação ao minicurso e também ao evento. Em um feedback com os alunos, eles me relataram que gostaram muito e que alguns deles nunca tinham participado de um tipo de curso como esse. Disseram também que gostariam de continuar participando de ações voltadas à tecnologia. Vale ressaltar que a Professora Adriana, juntamente com seus discentes, foi muito atenciosa, simpática e prestativa conosco. Já estamos combinando futuros projetos para que possamos estabelecer parcerias”, destacou Ademir.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. Essa ideia tem como base criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre distintos temas. Foi com esse intuito que o Campus Cacoal trouxe para os estudantes diversas palestras, oficinas e minicursos.

No evento foram ministradas atividades sobre Modelagem 3D e Arduino, essas organizadas pela Professora Adriana Rigolon e alguns discentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.  O minicurso de Arduino ministrado pelo grupo de pesquisa em processo e desenvolvimento de software (GPPDS) congregou alunos e professores federais e estaduais. “Eu como participante do GPPDS fiquei lisonjeada em poder ministrar e ensinar os alunos e professores a ‘força do software’ demonstrando que a ciência e a tecnologia são de grande importância para diferentes áreas, aliás, somos nós quem as fazemos independente de ser ou não cientista ou tecnólogo. Digo também que absorvi maior conhecimento, pois, como sabemos, não somos donos do conhecimento, mas donos do aprendizado. Esta semana foi incrível, perdeu quem não participou”, relatou a aluna do 2º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Gabriella Arévalo.

Outras ações, como palestras, workshops, oficinas e minicursos foram desenvolvidas por servidores e discentes. Além de atividades voltadas à tecnologia, foram ofertadas ações voltadas ao Meio Ambiente, Arte, História, Sociologia e outros assuntos, além de apresentação de banners e exposição de salas temáticas.

• Campus_Cacoal_-_Semana_Nacional_da_Ciência_e_da_Tecnologia_1
  • Campus_Cacoal_-_Semana_Nacional_da_Ciência_e_da_Tecnologia_10