Centro de Idiomas do Campus Cacoal inicia dois cursos de espanhol

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 15h23 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 15h23 | Acessos: 796

Campus Cacoal Centro de Idiomas cursos de espanhol

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, por meio do Centro de Idiomas, deu início no dia 12 de agosto a dois cursos de Língua Espanhola. Os dois cursos são ministrados pelas docentes Agatha Zemke e Shelly Braum. Com cerca de 45 alunos, as capacitações atendem a comunidade externa e também alunos e servidores da própria unidade.

Os dois cursos estão acontecendo nas dependências da Escola Estadual Cora Coralina, nas segundas e quartas-feiras, no período noturno. O curso de formação inicial possui carga horária de 48 horas. Já o curso de formação continuada tem a carga horária de 60 horas.

Discente do segundo ano do Curso Técnico em Agroecologia e agora aluna do curso inicial de espanhol, Ketlin Amanda relata suas impressões acerca da primeira aula do curso. “Gostei, a professora foi bem divertida e tirou aquela impressão de que aprender uma língua nova é algo difícil ou até impossível para alguns, eu adorei!”, contou a aluna.

“Acreditamos e valorizamos a integração latino-americana, a pluralidade cultural e linguística da região, assim como os benefícios que o fortalecimento da presença e do ensino de língua espanhola podem oferecer à nossa comunidade, tanto interna quanto externa. Diante disso, é que o IFRO e o Centro de Idiomas têm investido na oferta da língua espanhola na grade curricular obrigatório dos nossos cursos técnicos e a partir dos nossos cursos de extensão promovidos pelo Centro de Idiomas, a todos que pretendem estudar a língua”, explicou a Professora de Espanhol e Coordenadora do Centro de Idiomas do IFRO Campus Cacoal,  Agatha Zemke.

O Centro de Idiomas

Implantado em 2018 pela Resolução nº 4/CAC-CE/IFRO de 10/09/2018, o Centro de Idiomas do Campus Cacoal tem como objetivo principal promover aos discentes, servidores, pesquisadores e à comunidade externa a oportunidade de adquirir conhecimentos em outras línguas e participar de atividades culturais, científicas, técnicas e pedagógicas.

O Centro de Idiomas do Campus Cacoal tem como público alvo os estudantes matriculados no Instituto Federal de Rondônia, servidores e comunidade extraescolar, ou seja, todos que tem interesse em estudar idiomas. Para o próximo ano o Centro pretende oferecer cursos de Língua Espanhola, Língua Inglesa, LIBRAS e Língua Portuguesa para estrangeiros.

O IFRO possui parcerias com diversas instituições de ensino em outros países, viabilizando a mobilidade estudantil. Esses intercâmbios possibilitam aos servidores e discentes a experiência de estudar e viver diferentes ambientes de ensino e diversas formas de pesquisa. Para que a comunidade acadêmica esteja em condições de participar, o IFRO propõe ações, como a participação em cursos ofertados pelos Centros de Idiomas, que preparem, de forma que o potencial seja direcionado e desenvolvido durante a mobilidade internacional.