Campus Ariquemes desenvolve projeto “Gerando Valor ao Agronegócio” com produtores da região

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 15h43 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 15h55 | Acessos: 66690

Campus Ariquemes Projeto Gerando Valor 6

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, está desenvolvendo o Projeto de Extensão “Gerando Valor ao Agronegócio”. A ação congrega diferentes áreas do conhecimento, a exemplo de Administração, Empreendedorismo e Agronomia, por meio de visitas técnicas, gerenciais e assessorias a pequenas propriedades rurais.

O projeto foi aprovado no edital 25/2019 do Departamento de Extensão (DEPEX/Campus Ariquemes), com objetivo de compreender os gargalos do sistema de produção adotados pelos produtores, oportunizando aos estudantes participar do diagnóstico dos problemas à adoção de soluções usuais e/ou inovadoras em propriedades rurais da região de Ariquemes.

As visitas previstas ocorrem na medida da necessidade dos produtores e na possibilidade de adequação ao calendário de aulas. Até agora, as visitas às propriedades aconteceram aos sábados e as reuniões com os alunos, para análise da situação dos produtores e planejamento das intervenções propostas, acontecem no campus, em horários de intervalos das aulas.

São os próprios produtores rurais da região que procuram os professores do Grupo de Pesquisa em Produção Vegetal (GPPV) solicitando auxílio. Desse modo são organizadas as visitas, que auxiliam na elaboração da proposta pelos alunos que retornam para apresentar e se aceita a proposta, colaboram efetivamente na implantação.

Segundo a coordenadora do projeto, Quezia Rosa, a intenção é que no auxílio ao produtor  rural, os estudantes possam por em prática os conhecimentos relativos à gestão e à produção vegetal, além de fazerem extensão rural, praticando enquanto ainda estão na academia a correta abordagem ao produtor rural.

O projeto conta, além de toda a equipe do Grupo de Pesquisa em Produção Vegetal, com o auxílio de três alunos: Felipe Sousa Silva (bolsista), Bruno Andrade e Josiele Fernandes (colaboradores). E o trabalho de assessoria e orientação é executado conjuntamente com outros dois professores da área de Agronomia, Luciano Venturoso e Lenita Conus.

Os discentes têm papel de destaque, pois todas as ações propostas aos produtores são elaboradas e apresentadas pelos próprios alunos. Em uma das visitas técnicas e gerenciais realizadas, foi feita coleta de solo para análise em toda a propriedade, que tem 42 hectares. A coleta teve participação dos estudantes e, quando a análise estiver pronta, eles farão a recomendação de correção de solo.

Um dos atendimentos está acontecendo com os produtores Diego Cunha e Elaine Cunha, que apresentaram um problema com a pastagem. “A proposta para os mesmos é implantar a pastagem em uma das áreas consideradas mais degradadas e reformar a outra; em ambas, é preciso um trabalho de construção de estrutura para piqueteamento”, explica a Professora Quezia. Na chácara de Leila Vigatto e de seu esposo, a problemática é com uma área de frutíferas. “Para estes, já houve a visita técnica para diagnóstico da situação da propriedade e a proposta já está sendo elaborada para ser apresentada”, acrescenta a docente.

“Para mim é uma honra estar em um projeto que efetivamente atua com os produtores rurais. A nossa missão como instituição é desenvolver a nossa região, e apenas com esforço conjunto conseguiremos. Ao executar o projeto, conseguimos além de auxiliar o produtor rural, treinar e capacitar nossos alunos e dar projeção ao IFRO que faz, no atendimento ao produtor, o que nasceu pra fazer”, conclui Quezia.

• Campus_Ariquemes_-_Projeto_Gerando_Valor_10
  • Campus_Ariquemes_-_Projeto_Gerando_Valor_11