Conhecimentos de Ciências Biológicas e Agronomia reunidos em aula na reserva florestal de Ariquemes

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 11h41 | Última atualização em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 11h41 | Acessos: 2073

Aula integradora extraclasse no Campus Ariquemes 2O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ariquemes, realizou uma atividade integradora extraclasse entre os componentes curriculares “Anatomia e Morfologia Vegetal” e “Zoologia de Invertebrados II” da Licenciatura em Ciências Biológicas e “Anatomia e Morfologia Vegetal” e “Zoologia Geral” do Bacharelado em Agronomia. Participaram da atividade 52 alunos de ambos os cursos ofertados pelo campus, sendo a primeira vez que as disciplinas foram trabalhadas de forma integradora.

Organizada pela Coordenação de Curso da Licenciatura em Ciências Biológicas nos dias 02 e 03 de novembro, a atividade objetivava a aquisição de conhecimentos práticos acerca dos conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula, além do desenvolvimento de práticas que contribuam para a formação profissional dos discentes, como o despertar de novas formas de ensinar, de maneira mais atrativa e contextualizada nos licenciandos do curso de Ciências Biológicas e a consolidação dos conhecimentos acerca da identificação de plantas e invertebrados, indiscutivelmente importantes na prática profissional dos futuros agrônomos.

Segundo os docentes participantes, Samara Arcanjo e Silva, Márcia Mendes de Lima, Nilton Alves da Silva e Jhennifer Paloma do Nascimento Ribeiro, houve bastante interesse dos alunos envolvidos em coletar e identificar os materiais biológicos indicados pelos docentes, mesmo após o anoitecer e à luz de lanterna. “Também foi inquestionável a integração entre alunos da Agronomia e das Ciências Biológicas, que durante as atividades optaram por montar grupos mistos com estudantes dos dois cursos. Após a realização da atividade, os alunos relataram a importância de atividades como esta para apreender os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, bem como forma de motivar os alunos que estão desestimulados e em vias de desistirem do curso. A iniciativa foi muito elogiada pelos alunos, que se tornaram propagadores de propaganda positiva dos cursos de graduação ofertados pelo IFRO Campus Ariquemes”, relataram os professores.

A aula integradora também promoveu a integração de discentes dos cursos de graduação ofertados pelo campus, como forma de fortalecer o ensino superior na instituição. Nesse sentido, a atividade foi realizada em forma de acampamento na reserva florestal do Campus Ariquemes, onde os acadêmicos tiveram momentos para trabalharem em grupo na coleta e identificação dos materiais biológicos, sob orientação dos professores envolvidos na atividade, e também de socialização.

• Aula_integradora_extraclasse_no_Campus_Ariquemes_1
  • Aula_integradora_extraclasse_no_Campus_Ariquemes_2