Estudantes do Campus Ariquemes participam de Dia de Campo

Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 08h00 | Última atualização em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 08h00 | Acessos: 1799

Foto das turmas

Estudantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ariquemes, participaram do 2º Dia de Campo na Fazenda Bom Retiro, no município de Cacaulândia (RO). Realizado no dia 18 de julho, o evento teve como participantes agropecuaristas da região de Cacaulândia, profissionais de algumas empresas de ração e insumos, e, representando o Campus Ariquemes, foram as turmas de terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária.

A atividade oportunizou aprimorar os conhecimentos obtidos no curso durante as aulas e ainda ajudou a divulgar a imagem do Instituto junto ao público da região. Segundo o Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Claudinei Carvalho Recco, “as visitas técnicas e dia de campo, além de proporcionar novos conhecimentos aos nossos alunos, trazem a oportunidade do contato mais próximo com a comunidade, especialmente com produtores e empresários que futuramente estarão empregando nossos técnicos”.

Para a discente Lucilene Alves, “o dia de campo foi de grande importância e contribuiu para o aprendizado prático e técnico. Os conteúdos que foram passados sobre cria, recria, engorda (de bovinos) e piscicultura me ajudou a compreender melhor e os palestrantes sanaram algumas dúvidas, enfim, pude ampliar meus conhecimentos”. Já o Supervisor de Ensino do Campus Ariquemes que acompanhou a visita, Izaqueu Chaves, avalia que “a temática abordada foi de grande importância para alargar os conhecimentos técnico e profissional dos alunos, visto que as palestras e amostragem ocorreram por meio da metodologia dinâmica e contextualizada”.

O dia de campo contou com várias “estações”, onde os alunos puderam ver de perto o resultado da aplicabilidade de conceitos anteriormente estudados, sendo as estações mais importantes: estação de cria - eficiência reprodutiva em novilhas; estação de recria - aproveitando a melhor conversão alimentar para uma produção eficiente; estação de engorda - produção eficiente de carne e pasto; estação peixe - obtendo maior produtividade através de manejo eficiente; e estação mercado, que apresentou as expectativas de produção para os próximos semestres.

“As visitas e o dia de campo são de suma importância no processo de ensino aprendizagem dos alunos, pois proporcionam uma aprendizagem extra. Eles podem ver o êxito, na prática, daquilo que eles estudam na teoria, além do mais, a integração com os produtores e os demais profissionais da área dá um gás a mais para os alunos continuarem firmes em seus estudos”, conclui o Professor Claudinei Recco.