IFRO Ariquemes lança editais para 50 vagas na Residência Estudantil e 200 vagas de Auxílio Permanência

Publicado: Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 18h28 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 14h53 | Acessos: 97363

Campus Ariquemes 5O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, publicou três editais de auxílio estudantil. Dois se referem à Moradia Estudantil, em que são disponibilizadas 50 vagas para estudantes de cursos de período integral da modalidade integrado ao ensino médio (masculino e feminino). E no outro edital, há 200 vagas para Auxílio Permanência contemplando os cursos integrais e noturnos.

A seleção dos editais internos é realizada pela Coordenação de Assistência ao Educando em conjunto com a Comissão de Elaboração de Editais, Análise e Concessão de Auxílios (CEAC), visando ao atendimento de estudantes matriculados no ano de 2023 em cursos técnicos integrados ao ensino médio para o Programa de Auxílio a Moradia, e em cursos técnicos integrais de nível médio ou graduação para o Programa de Auxílio à Permanência.

Em ambos, as vagas são destinadas a discentes que possuam condições familiares de vulnerabilidade socioeconômica em relação a condições habitacionais, sanitárias, educacionais, de trabalho, de renda e de bens de consumo, e notadamente a públicos de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses e os com necessidades educacionais específicas. Para o diagnóstico da vulnerabilidade socioeconômica, será considerado como critério principal o estudante que possuir renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa no grupo familiar.

PROMORE – Feminino

No dia 26 de janeiro, foi lançado o Edital 4/2023, que trata do Programa de Auxílio Moradia (Promore), na modalidade concessão de vagas para a Residência Estudantil Feminina, na localidade sede do campus. As inscrições seguem até 13 de fevereiro de 2023.

São 20 vagas para estudantes do sexo feminino, com até 17 anos, regularmente matriculadas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Ariquemes, que possuam condições de vulnerabilidade socioeconômica e que residam na zona rural do município de Ariquemes ou, preferencialmente, nos municípios: Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Candeias do Jamari, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Jaru, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Porto Velho, Rio Crespo, Urupá e Vale do Anari.

Para acessar o Edital 4/2023/ARI-CGAB/IFRO, clique neste link.

PROMORE – Masculino

As inscrições para o Edital 1/2023, de Seleção de Vagas para Auxílio Moradia (Promore) vão de 27 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023 via sistema Suap. São 50 vagas para a Residência Estudantil, na localidade sede do campus, selecionadas de acordo com a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), destinada aos estudantes do sexo masculino, com até 17 anos de idade, regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Ariquemes.

As vagas serão preenchidas por alunos que residam na zona rural do município de Ariquemes ou em Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Candeias do Jamari, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Jaru, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Porto Velho, Rio Crespo, Urupá e Vale do Anari.

Entre os requisitos para concorrer a uma vaga no Promore/Residência Estudantil estão: estar devidamente matriculado nos cursos técnicos de nível médio, integrados e integrais; ter idade inferior a 18 anos; viver em situação de vulnerabilidade socioeconômica; não ter impedimento jurídico ou inadimplência com a instituição; não exercer nenhuma atividade remunerada; e não ter sido desligado da Residência Estudantil por indisciplina.

Para ler o Edital 1/2023/ARI-CGAB/IFRO completo, clique neste link.

PROAP

Para a seleção no Programa Auxílio Permanência (Proap) são destinadas 200 vagas. O período de inscrição é de 26 de janeiro a 9 de fevereiro de 2023 pelo sistema Suap. Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados em cursos integrais e noturnos do IFRO Campus Ariquemes, que necessitem de auxílio para contribuir com o custeio de suas despesas pessoais, que possam interferir na sua permanência e conclusão do curso. O auxílio mensal é de R$ 250,00, para 11 meses (de fevereiro a dezembro de 2023), totalizando R$ 2.750,00.

São requisitos para concorrer a uma vaga no Programa de Auxílio a Permanência: estar devidamente matriculado em cursos técnicos integrais de nível médio ou graduação, cursando no mínimo 3 disciplinas; não ter impedimento jurídico ou inadimplência com a instituição; comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo mensal.

Para ler o Edital 2/2023/ARI-CGAB/IFRO clique neste link.