Equipe do Campus Ariquemes ganha destaque na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 14h21 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 14h21 | Acessos: 159145

Estudantes AriquemesUma equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, conseguiu ganhar bolsas de Iniciação Científica Júnior na Olimpíada Nacional de História do Brasil aberta a alunos de todo o Brasil em 2022. Os estudantes que alcançaram o êxito da bolsa são: Karolaine Stefany Oliveira de Jesus, Kayo Ramos Pereira e Jordana Soares Kotesky, do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio.

Segundo Karolaine, “a bolsa sem dúvidas é algo extremamente importante para cada um de nós agora. A maioria dos integrantes pensa em cursar a área da ciência, estamos entrando na reta final do ensino médio. Dúvidas e medos são os principais sentimentos, e poder fazer algo que nos mostre um pouco sobre essa área, nos dá um certo conforto para nossas decisões futuras”.

Duas equipes estavam concorrendo, mas apenas uma conseguiu passar por todas as fases e garantir as bolsas de iniciação científica júnior. As provas ocorreram de forma on-line, e no dia 24 de novembro todos da equipe concluinte receberam um e-mail institucional do evento parabenizando e descrevendo o processo para receber as bolsas. Nacionalmente, a Olimpíada é organizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com a edição deste ano realizada de 17/10 a 18/11. As equipes deviam ser formadas por três alunos, com o intuito de testar os conhecimentos históricos sobre o país.

“Os jovens participaram de todas as fases da olimpíada, sendo uma das três de todo o estado de Rondônia a participar de todas as fases”, diz o Professor de História do Campus Ariquemes, Magno Ferreira de Assis. Esta é a primeira competição que ele coordena no campus. Para o docente, a conquista demonstra o compromisso de todos em participarem de eventos como olimpíadas nacionais de conhecimento que agregam na construção do conhecimento dos alunos.

Também o estudante Kayo Ramos avalia positivamente ter entrado na competição. “Participar da Olimpíada de História foi algo diferente de tudo que já vivi. Chegar do trabalho e correr fazer a prova porque era o único horário que todos estavam livres foi desafiador, já fiz algumas provas até à exaustão que cheguei a dormir, mas no fim todo esforço compensou, além da experiência para próximas Olimpíadas que virão, conseguimos conquistar essa bolsa que será de fato muito útil para minha carreira acadêmica. Agradeço a minha equipe por serem incríveis, agradeço ao Professor Magno por ter estado disposto a nos ajudar sempre que precisamos e agradeço à ONHB por ter nos proporcionado essa oportunidade”, conclui.