Equipe “Jovens Tech” do Campus Ariquemes recebe preparação para nova etapa no Desafio Liga Jovem do SEBRAE

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 14h02 | Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2024, 14h02 | Acessos: 635

Ariquemes Equipe1Em preparação para a Etapa Estadual do Desafio Liga Jovem, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, receberam capacitação do gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do município de Ariquemes. O grupo selecionado compõe a equipe “Jovens Tech”, composta pelos estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: Júlio César Barbosa Santos, Júlio César Sabaini Carvalho, Kaio Brito Alves, Larissa de Oliveira Mendes e Tayla Leite Correia, sob orientação da Professora de Informática, Eudoxia Moura.

A reunião de orientação foi no Campus Ariquemes, na tarde do dia 13 de agosto. Segundo Marlon Amorim, Gerente do Sebrae Ariquemes, “foi uma grande satisfação poder contribuir com a capacitação dos alunos do IFRO, preparando-os para realizar um pitch de alto impacto. Ver esses jovens, ainda no início de suas jornadas, já desenvolvendo soluções inovadoras e criativas é extremamente gratificante. Isso demonstra o potencial que eles têm e o quanto estão preparados para enfrentar os desafios do futuro. O Sebrae valoriza e prioriza ações como o Desafio Liga Jovem, pois acreditamos que investir no empreendedorismo juvenil é essencial para construir um Brasil mais competitivo e inovador. Estou honrado em fazer parte desse processo e ansioso para ver as soluções que serão apresentadas”.

Organizado pelo Sebrae Nacional, esta é a segunda edição do Desafio Liga Jovem. A competição é executada por meio do Instituto Ideias de Futuro, com o intuito de apoiar o desenvolvimento de competências empreendedoras pelos estudantes e professores orientadores participantes. O desafio os ajuda a se reconhecerem como protagonistas de mudanças em sua realidade, e não apenas como usuários de tecnologia, mas também como criadores de soluções para os desafios da sociedade. Equipes de estudantes de todo o país possuem o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades, usando tecnologia. Participam estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental (Imagina), do 1º ao último ano do ensino médio (Cria), da Educação Profissional/Técnico (Inspira) e da Educação Superior/Graduação ou Tecnólogo (Avança).

A segunda fase será realizada no fim deste mês e os representantes de Ariquemes irão apresentar o projeto de tecnologia, que tem como objetivo utilizar a visão computacional para fazer reconhecimento facial de alunos nas câmeras instaladas do campus. Na fase Estadual, as equipes selecionadas apresentam seus projetos ao vivo para uma bancada de jurados on-line, tentando seguir para as fases Regional e Nacional. Serão quatro bancas por estado, que definirão um grupo vencedor de cada categoria para continuar na competição.

• Ariquemes-Equipe
  • Ariquemes-Equipe1