Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável

Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 11h05 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 12h34 | Acessos: 437

Apresentação

O curso de Especialização em Ensino de Ciências com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável tem o objetivo de propiciar o aprimoramento profissional no Ensino de Ciências com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável, indo ao encontro de demandas educacionais interdisciplinares relacionadas à práxis pedagógica em confluência com as demandas de desenvolvimento regional sustentável do Vale do Jamari e da Amazônia Ocidental. O Curso possibilitará que o discente desenvolva habilidades cognitivas e propiciará a articulação de conhecimentos e práticas ligadas ao ensino de ciências com aqueles ligados ao desenvolvimento regional, à sustentabilidade e às demandas sociais, econômicas, culturais, geopolíticas e ambientais da Amazônia Ocidental, sobretudo as que são específicas à região do Vale do Jamari. O curso tem prazo de integração de mínimo de 15 meses e máximo de 30 meses, com elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso. Ao final, é outorgado ao estudante o grau de Especialista em Ensino de Ciências com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável.

Modalidade: Presencial.

Área de Concentração: Ciências Biológicas.

Linhas de Pesquisa: Recursos Naturais da Amazônia e Conservação da Biodiversidade; Recursos Didáticos, Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Área do Ensino de Ciências; História, Filosofia e Linguagem na Construção do Conhecimento em Ciências da Natureza e seu Ensino; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.

Habilitação: Especialista em Ensino de Ciências com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável.

Carga Horária: 360 horas.

Requisitos de Acesso/Forma de Ingresso: Seleção regida por edital específico.

Vagas: 40.

Turno de Funcionamento: Noturno.

Campus de funcionamento: Ariquemes.

Prazo para integralização do Curso: de 15 meses a 30 meses.

Público-alvo: Os beneficiários diretos do Curso de Especialização em Ensino de Ciências com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável, a ser oferecido no campus Ariquemes, são os professores de Ciências e Biologia da educação básica do município de Ariquemes e cidades circunvizinhas que formam o Vale do Jamari. Também se enquadram neste perfil, egressos dos cursos de Licenciatura nas áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e afins, assim como, os graduados de outras áreas que queiram aprofundar seus conhecimentos em educação, ciências e desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Contatos

Telefone: (69) 2103-0115

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Coordenação

Nome: Samara Arcanjo e Silva

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4852438622233033

 

Confira a Matriz Curricular do Curso, Ensino de Ciências com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ariquemes e lista de Docentes do curso. 

pdf baixar 0 pdf baixar 0

Acesse documento de Criação do Curso, Autorização de Funcionamento e Projeto Pedagógico do Ensino de Ciências com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ariquemes. 

pdf baixar 0 

 

Fim do conteúdo da página