Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem Aula Magna no Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 16h41 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 08h19 | Acessos: 44430

Hackathon Inovatech Leite Campus Ji Paraná 5

Com o tema “Todos podem inovar – como aproveitar oportunidades de mercado para começar seu negócio hoje”, foi realizada a Aula Magna do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná.

Promovido em parceria da Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia (Redinova/IFRO/Campus Ji-Paraná) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), a discussão objetivou difundir a cultura empreendedora no campus e colocar em prática as ações resultantes das parcerias firmadas com outros órgãos e instituições.

A palestra foi realizada por Vinny Machado na noite de 22 de agosto, no Auditório do IFRO Campus Ji-Paraná, em que participaram também acadêmicos da Licenciatura em Química, e dos cursos de Engenharia Florestal e Técnicos em Florestas, em Química, em Informática e alunos da EaD (Educação a Distância). Vinny é Cofundador do Grupo Vortex Ventures e da DiliMatch e foi eleito o melhor mentor do Brasil no Startup Awards em 2019. Na palestra, foi possível abordar os temas que incluem conhecimentos atuais do ecossistema do empreendedorismo para todos os acadêmicos e servidores que participaram do evento, oportunizando um olhar para empreender enquanto possibilidade de transformar ideias, projetos de extensão e pesquisa em negócios de sucesso.

Também foram repassadas informações sobre o I Hackathon Inovatech Leite, que é um convênio firmado entre o Governo do Estado/Secretaria de Estadual de Agricultura e Sebrae, em parceria com o IFRO e a São Lucas de Ji-Paraná/AFYA Educacional. O Hackathon Inovatech é uma maratona de hackers que acontecerá no IFRO Campus Ji-Paraná de forma a apoiar o surgimento de novas tecnologias e soluções para a cadeia do leite em Rondônia. De acordo com o Coordenador adjunto da Redinova/Ji-Paraná, Walter Ferreira Siqueira, a ação é importante porque proporciona aos acadêmicos a oportunidade de ter uma visão empreendedora para criar novas oportunidades de negócios especialmente quando se trata de tecnologia da informação.

Estudante do 2º período do curso de ADS, Lhuany Thainara diz que a palestra foi motivadora, “mostrou que posso sair do lugar, onde quer que eu esteja em certo momento da minha vida. Não importa onde você esteja, dê o primeiro passo, comece”. Para o aluno do 6º Período do Curso de ADS, Luan Felipe Pimentel da Rocha, “o palestrante abordou o tema de inovação, o que tem tudo a ver com a nossa área de tecnologia, em que sempre há algo novo. Indo mais além no decorrer da palestra, explanou sobre o desenvolvimento de uma boa ideia, e também sobre aplicação prática dela, traçando os pontos essenciais. A abordagem desses temas é importantíssima para a nossa comunidade, pois fomenta o nosso espírito empreendedor, nos estimula a ter ideias de negócios, projetos. E o mais importante: colocá-los em prática. Na minha opinião, eventos como esse são riquíssimos em benefícios para todos, em que a cada novo evento, um novo estímulo, a bola de neve tende a crescer mais, trazendo mais e melhores resultados para todos os envolvidos”.

Conforme Andressa Lorena de Moura Marinho, do 2º período do Curso de ADS, “foi por meio da palestra que tive a grande oportunidade de estar presente juntamente com os demais alunos do curso, que consegui compreender sobre a importância da busca pelo novo, as mudanças e melhorias que proporcionarão soluções inovadoras, e assim contribuirão para resolver as problemáticas que surgem conforme as nossas demandas diárias. E que também essas soluções podem sim serem projetadas e desenvolvidas por nós alunos, estudantes e professores com o objetivo único de criar soluções criativas e eficazes”.