Artigos desenvolvidos na pós-graduação são apresentados em congressos

Publicado: Segunda, 08 de Janeiro de 2018, 12h11 | Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2018, 12h11 | Acessos: 3084

Estudante do Zona Norte no Ceará 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, esteve representado em eventos científicos nacionais. Os artigos e trabalhos foram resultado das aulas de Metodologia da Pesquisa da Pós-graduação Lato sensu em Planejamento Estratégico na Gestão Pública ofertada no IFRO.

Entre os trabalhos aprovados está a apresentação no Congresso Administrar, que ocorreu no mês de novembro da cidade de Fortaleza (CE). Realizado anualmente, o evento debate temas relacionados à administração privada do país. Por meio do edital de seleção 6/2017 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP/IFRO), de 21 de setembro de 2017, o estudante Jackson José Sales Miranda Junior obteve recursos para participar do encontro. Ele apresentou três trabalhos desenvolvidos na pós.

As experiências científicas são de grande importância na pós-graduação, especialmente para divulgar resultados obtidos nas diversas pesquisas desenvolvidas no âmbito institucional. Dessa forma, os professores Aloir Pedruzzi Junior e Jonimar Silva Souza solicitaram como trabalho final da disciplina a construção de um artigo. “Muitos artigos foram aprovados em congressos. Entre eles o Congresso Internacional de Administração Pública (Espanha - Madrid) apresentado pelo professor Jonimar; três artigos no Congresso Nacional de Excelência em Gestão (Rio de Janeiro); um no Congresso Internacional de Educação a Distância (Foz Iguaçu - PR); e, junto com outros três alunos, fui ao Rio de Janeiro para apresentar”, explica Aloir.

O trabalho de Jackson Miranda tem participação da estudante Camila Lima Ribeiro, juntamente com os professores orientadores. A professora Angelina Maria de Oliveira Licório explica que no mês de janeiro o estudante deverá retornar ao Nordeste para conhecer projeto desenvolvido em outro Instituto Federal. “Ele também já está aprovado em mestrado federal”, complementa a docente ao falar sobre ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no Campus Zona Norte.

O evento da área de administração traz nova visão sobre temas e práticas de sucesso de diversas cidades. Jackson ressalta, ainda, que o Congresso Administrar tem publicação em anais e também que teve “a oportunidade de conhecer estudantes da área, de diversas partes do país, e trocar muitas experiências de ações inovadoras. Além de assistir a palestras de personalidades renomadas na área de gestão, como Augusto Cury”.

A participação de alunos do IFRO em eventos de porte nacional, com apresentação de trabalhos realizados no Instituto, foi outro ponto comentado por Jackson. A 9ª edição do Congresso Administrar ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, nos dias 09 e 10 de novembro de 2017 com o tema: “Liderança, Inovação e Negócios”.

• Estudante_do_Zona_Norte_no_Ceará_1
  • Estudante_do_Zona_Norte_no_Ceará_2