Professores são capacitados para atuar na Educação a Distância

Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 18h49 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 19h26 | Acessos: 2578

Formacao EaD 2017 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou mais uma edição do “Curso de Formação de Professores EaD”. A capacitação ocorre todos os anos, nos estúdios de Educação a Distância do campus, nos meses de janeiro e julho, com o objetivo de preparar os professores para as gravações e transmissões ao vivo das aulas na modalidade EaD.

O curso teve a duração de uma semana e manteve a mesma metodologia das edições anteriores, onde o modelo de Educação a Distância do IFRO foi apresentado aos participantes. Durante as atividades, os professores tomaram conhecimento dos recursos que poderão solicitar para as tele aulas e de como é o seu formato. Na capacitação também foram dadas orientações quanto à vestimenta adequada, postura, entonação, pontuação e dicas de interação para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes aos alunos.

“Este curso é um processo de reconhecimento e ambientação do que é uma aula transmitida ao vivo. É uma adaptação do ensino presencial ao ensino a distância. Os professores têm a experiência de estar em frente às câmeras simulando uma aula EaD”, afirmou a chefe do Departamento de Produção de Educação a Distância (DEPEaD), Ariádne Joseane Felix Quintela.

As simulações das aulas foram gravadas e vistas pela turma, com comentários e correções feitos pela ministrante do curso, Karina Quadros, jornalista, editora e apresentadora de TV. Com base nas experiências das edições anteriores, este ano também foi gravado um vídeo com depoimentos dos professores que já haviam passado por este processo, relatando as dificuldades que enfrentaram.

“A cada edição do curso a gente procura melhorar o conteúdo e a didática. Esse foi bem especial: tivemos momentos de tensão, dúvidas e desafios para os professores que enfrentaram as câmeras pela primeira vez e a análise individual de cada um. Para mim, enquanto comunicadora, é um desafio e ao mesmo tempo uma realização, já que passei a me especializar nesta área, sempre pensando na melhora do conteúdo produzido”, comentou Karina Quadros.

• Formacao_EaD_2017_1
  • Formacao_EaD_2017_2