IFES e IFMS fazem Visita Técnica ao Campus Zona Norte

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 13h04 | Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 13h04 | Acessos: 2068

Visita IFES IFMS 3

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Zona Norte, recebeu a visita técnica de gestores dos Institutos Federais do Espírito Santo (IFES) e do Mato Grosso do Sul (IFMS) com o objetivo de conhecer as instalações, metodologias e o sistema de educação a distância do IFRO. Nos dias 27 e 28/03, o grupo trocou informações com os servidores de Rondônia e sanou dúvidas sobre as atividades desenvolvidas nesta modalidade de ensino.

De acordo com Coordenadora da Pós-Graduação em Informática na Educação do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do IFES, Marize Lyra da Silva Passos, sua instituição também trabalha com Educação a distância há mais de 10 anos, mas adota um modelo diferente do utilizado pelo IFRO. “Viemos conhecer a estrutura de como está funcionando a educação a distância aqui do Instituto Federal de Rondônia, que tem sido referência no Brasil, em função do trabalho feito, em função do volume de alunos que tem conseguido formar. Eu acho que muito do que estamos vendo aqui, vamos poder aproveitar, repensar o que estamos fazendo, adaptar muitas coisas. Eu acredito muito que ninguém aprende sozinho, então, estamos aprendendo com vocês, um pouco da nossa experiência deixamos aqui, é uma troca”, comentou Marize.

O primeiro dia da visita iniciou com a recepção dos visitantes no auditório. O Assessor do Reitor, Carlos Henrique dos Santos, deu as boas-vindas. Em seguida, o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Miguel Zamberlan, apresentou um histórico da trajetória da educação a distância no IFRO, sua estrutura organizacional e as ações empreendidas para institucionalização da EaD, assim como um resumo da estrutura e funcionamento do campus.

Na sequência das atividades, os visitantes fizeram uma visita guiada, para conhecer os setores e toda a estrutura da instituição, em especial o estúdio e as áreas mais diretamente envolvidas na EaD. Os visitantes puderam conhecer toda a estrutura de planejamento e administração preparada para dar suporte às aulas, o sistema criado para atender as demandas dos processos de ensino-aprendizagem e o objetivo do trabalho focado na educação a distância. Também foi apresentado o formato de aula telepresencial e a estrutura de gestão para produção dos materiais didáticos e multimídia. Pela tarde, parte da comitiva visitou o Campus Calama e a Reitoria.

O segundo dia foi destinado a reuniões com o objetivo de trocar experiências e propor parcerias e colaborações conjuntas entre as instituições. Para o Diretor do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e EaD do IFMS, Ubirajara Garcia, a missão foi de buscar conhecer o modelo do trabalho do Instituto Federal de Rondônia para realizar as devidas adaptações no IFMS. “O Mato Grosso do Sul é um estado grande também, onde temos cidades longínquas umas das outras, uma característica parecida com aqui de Rondônia e o nosso desafio é justamente esse, o de trabalhar a área de abrangência. Temos 10 campi e a nossa intenção é que cada um deles seja um polo que irradia para a área de abrangência, chegando aos 79 municípios”.

O Professor voluntário do IFMS, Antônio Vieira Passos Neto, diz ter ficado impressionado com a estrutura criada em Rondônia. “Numa área importante do Brasil, mesmo com uma série de limitações de recurso, estão funcionando e fazendo funcionar”, afirma ele, ressaltando a vontade de todos que atuam junto à educação a distância. O representante do Centro de Referência em Educação a Distância (CEFOR) do IFES, Marcos Vinícius Forecchi Accioly, explica que buscaram conhecer “mais a fundo a metodologia de produção de mídias, de disponibilização de materiais no Ambiente Virtual de Aprendizagem, de interação dos professores, de utilização de acessibilidade, construção de material acessível, de gerenciamento de direitos autorais, de toda essa parte que é uma parte técnica mais profunda”.

Como avaliação da visita, o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Miguel Fabrício Zamberlan, afirmou ser “sempre bom recebermos a visita de representantes de outros institutos, é um momento em que podemos compartilhar nosso conhecimento, nossa experiência, conhecer outras realidades e de forma conjunta propor melhorias em educação a distancia para a Rede Federal”.

• Visita_IFES_IFMS
  • Visita_IFES_IFMS_1