EaD do Campus Porto Velho Zona Norte contribui em pesquisa nacional

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 07h55 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 07h56 | Acessos: 2195

livro ead

No início deste ano (2017) o Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, contribuiu em uma pesquisa de âmbito nacional. Os dados integram livro lançado com o título “Grupos que pesquisam EaD no Brasil”, da Associação Brasileira de Educação a Distância.

“A educação a distância do IFRO tem contribuído para a interiorização da educação escolar, para o acesso à escola pública de qualidade e, principalmente, para a formação básica e técnica de mais de quatro mil estudantes espalhados em mais de 131 polos pelo interior do estado de Rondônia. Dados dessa natureza são mais que relevantes para considerar a educação a distância do IFRO não apenas como estratégia de democratização da escola, mas também como política de educação em todos os níveis”, explica a líder do GPED/IFRO, Ariádne Quintela.

Os representantes do IFRO foram convidados pela pesquisadora Vani Moreira Kensky para participar de uma pesquisa cujo objetivo era apresentar o panorama atual sobre a situação dos grupos de estudo e pesquisa da área de Ciências Humanas que investigam a educação a distância no Brasil.

O Campus Zona Norte participou do evento com a apresentação de um artigo selecionado por comissão científica. “Contribuímos para os resultados apresentados no livro ao ser selecionado pela equipe de pesquisadores coordenada pela professora Vani, para dar informações sobre a EaD por meio de um questionário. Nessa pesquisa fomos o único da região que contribuiu para os resultados expostos no livro, conforme está na página 190”, destaca a professora Ariádne.

O livro foi lançado durante o 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), que ocorreu entre os dias 17 e 22 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). O livro contendo as informações globais da pesquisa pode ser visualizado no e-book.