Campus Zona Norte encerra atividades da II Feira de Estágio e Negócios

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 20h12 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 20h21 | Acessos: 2598

Campus Zona Norte Feira de Estágios e Negócios 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, encerrou na última quinta-feira (09) a programação de atividades da II Feira de Estágio e Negócios.

A abertura oficial do evento ocorreu na noite de quarta-feira (08) e contou com duas palestras voltadas aos estudantes. O coordenador de Integração Escola, Empresa e Comunidade, professor Esiomar Andrade discorreu sobre o tema “Estágio”, enquanto o professor Adonias Soares trouxe como pauta o “Jovem Aprendiz”, programa implantado recentemente no campus.

Na quinta-feira foi realizado o I Café da Manhã com empresários, servidores e instituições. Foi um momento de troca, onde o campus teve a oportunidade de falar sobre o perfil do aluno egresso dos cursos oferecidos e os empresários tiveram um espaço para exposição de suas necessidades, sobre as características que buscam em um estagiário. Tudo com a finalidade de criar e estreitar vínculos entre o IFRO e as empresas, para que as mesmas possibilitem a oferta de estágio aos alunos da unidade.

Foram ministradas ainda uma oficina sobre “Formação de Equipes” (Willis Rodrigues), outra com o tema “Recrutamento e Seleção” (Ederson Chagas) e uma palestra motivacional sobre “Liderança” (Alberto Viana).

No período da tarde aconteceu a exposição e avaliação de banners dos trabalhos inscritos no evento. No encerramento do evento foi realizada uma mesa-redonda sobre “Estágio e Empregabilidade”, com a presença do coordenador da Rede de Incubadoras de Empresas do IFRO (Redinova), Jairo Tschurtcshenthaler Costa, a articuladora de negócios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Rafaele Pinheiro, o diretor-geral do SINE – RO, Augusto Celso Figueiredo e o professor de Administração do campus, João Batista T. de Aguiar.

A discussão em torno do tema proposto foi muito importante, com abertura de espaço para que o público presente realizasse perguntas.

“Algum tempo atrás o estagiário era visto como mão-de-obra barata. Hoje, o estágio compõe carga horária obrigatória para conclusão dos cursos técnicos e superiores ofertados no IFRO. Mas o estudante não deve ver o estágio como uma obrigação e sim como uma oportunidade de praticar aquilo que aprendeu em sala de aula e verificar se realmente aquela é a área que ele pretende seguir carreira profissional ou não”, esclareceu Jairo.

Para o coordenador do evento, professor Aloísio José dos Reis Filho, o evento foi muito satisfatório. “Nossos alunos puderam conhecer alguns empresários que se disponibilizaram em abrir as portas não apenas para estágio, mas também para um futuro emprego. As atividades desenvolvidas conseguiram atender a expectativa, que era justamente aproximar as empresas de nossa instituição”, disse Aloísio acrescentando: “O sucesso do evento só foi possível graças ao empenho de toda a equipe envolvida em sua realização”.

• Campus_Zona_Norte_-_Feira_de_Estágios_e_Negócios__1
  • Campus_Zona_Norte_-_Feira_de_Estágios_e_Negócios__10