Campus Zona Norte é avaliado pela CPA do IFRO em simulação

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 17h27 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 11h46 | Acessos: 2280

Capacitação CPA IFRO IFPE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promoveu uma semana de capacitação da sua Comissão Permanente de Avaliação (CPA) em parceria com a CPA do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). As atividades, que aconteceram entre os dias 12 e 15 de setembro, tiveram por objetivo compartilhar experiências entre as comissões, visando melhorar o processo de avaliação institucional.

Durante a capacitação foram realizadas discussões das teorias sobre a avaliação da educação superior no Brasil; observações e análises dos instrumentos das CPA’s do IFRO e do IFPE e uma oficina de desenvolvimento do instrumento “visita in loco”, com os servidores que compõem a comissão do IFRO, visando simular uma análise da infraestrutura dos cursos de educação superior.

A simulação de análise foi realizada na quinta-feira (14), no Campus Porto Velho Zona Norte. Na ocasião, foram visitadas e avaliadas as instalações que são orientadas a atender os cursos superiores, tendo dezesseis indicadores como diretrizes. A partir disto, obteve-se um conjunto de diagnósticos que foram organizados de forma a resultar uma média geral, dentro de uma escala de 1 a 5, definindo-se então um conceito sobre as condições da infraestrutura na educação superior do campus.

Dentre as instalações envolvidas, a biblioteca do Campus Zona Norte foi visitada com o intuito de compreender como ela funciona e elencar seus pontos positivos e pontos a melhorar, a partir da análise do espaço, de registros fotográficos e de conversas com os usuários e com os servidores que desempenham suas funções no local.

“Foram eleitos alguns pontos muito positivos como a climatização e o uso do espaço pela comunidade no entorno do campus. Mas também foram observados alguns aspectos a melhorar, como a questão da dimensão física da biblioteca em relação à quantidade de cursos que o campus oferece e da perspectiva de ampliação da oferta de cursos de educação superior. Para as dimensões que ela possui hoje, esse é um aspecto que precisará melhorar”, observou Assis Leão da Silva, presidente da CPA do IFPE.

No último dia de atividades (15) foi feita uma meta-avaliação pelos participantes envolvidos sobre a experiência e o processo de compartilhamento das metodologias de avaliação interna do IFRO e do IFPE.

• 15_09_2017_Oficina_CPA_na_biblioteca_
  • Capacitação_CPA_IFRO_IFPE