Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Vilhena institui Semana da Licenciatura em Matemática

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 09h20 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 13h15 | Acessos: 1592

SELIMAT em Vilhena 4

A I SELIMAT (Semana da Licenciatura em Matemática) foi realizada pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, de 20 a 22 de novembro de 2017. Para a segunda edição, os organizadores estão trabalhando para que seja de 28 a 31 de agosto, com isso, já estão sendo buscadas parcerias para 2018.

Durante o evento, ocorreram palestras, mesa-redonda e diversas oficinas voltadas para a formação de professores. Algumas oficinas foram ofertadas por acadêmicos e egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do próprio campus e por docentes da licenciatura do Campus Cacoal, além de palestrantes regionais e nacionais.

Conforme a Professora do Curso de Licenciatura em Matemática, Vera Lúcia Ribeiro Azevedo, na I SELIMAT “tivemos a oportunidade de refletir sobre a formação e a prática docente, bem como a identidade do licenciado em Matemática. As palestras e as oficinas contemplaram a interdisciplinaridade na perspectiva de valorizar a linguagem matemática, no contexto social e cultural. No concernente às metodologias de ensino, elas foram abordadas em conformidade com a Resolução de Problemas, a Modelagem Matemática e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Em suma, enfatizou-se o ensino/aprendizagem centrado no desenvolvimento de projetos relacionados aos problemas reais. Desse exposto, o sucesso do evento continua, pois motivou os acadêmicos e docentes na busca de novos conhecimentos”.

Cerca de 120 pessoas participaram do I SELIMAT, entre licenciandos e profissionais da Matemática e da área de educação, permitindo a interação entre participantes do cone sul e centro do Estado de Rondônia. Thalymayra Godoi da Silva, acadêmica da Licenciatura em Matemática, diz que foi gratificante participar. Para ela, “devemos ser construtivistas, para a formação docente, porque ser professor é ir além da sala de aula, é engajar o aluno a ir em busca de novos conhecimentos. A respeito das oficinas também foram bem sucedidas e superaram as expectativas”, afirmou.

O evento teve o objetivo de divulgar atividades e experiências dos docentes e acadêmicos envolvidos no subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), área de Matemática do Campus Vilhena. Assim como promoveu a valorização da Licenciatura em Matemática, discutiu formação de professores, questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática nos dias atuais e a identidade do licenciado, e também buscou estreitar laços entre o IFRO/Campus Vilhena e as escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

O professor convidado, da UFTPR/Campus Toledo, Renato Francisco Merli, também aprovou a organização do evento: “Eu espero que a semente plantada possa gerar inúmeros frutos. A dedicação, o carinho e o entusiasmo da comissão organizadora foi exemplar. Eu fiquei muito feliz com o desejo do corpo docente em realizar melhorias no Curso de Licenciatura em Matemática, ainda mais que passamos por tempos de mudanças”. O docente elenca entre os exemplos de discussões ocorridas o aumento da carga horária das licenciaturas, a implementação do Ensino Médio integral, a nova Base Nacional Comum Curricular, o fim do PIBID e a implantação da Residência Pedagógica. “Para tais mudanças é necessário que o corpo docente, juntamente com os discentes e a comunidade, discutam as melhores estratégias e o que pode ser feito diante de tudo isso. Nesse contexto, o evento, cuja temática foi ‘A identidade do licenciado em Matemática: Quem estamos formando? Para quem estamos formando?’ foi exatamente um momento para discutir isso. Trouxe à tona inúmeros problemas que devem ser enfrentados”, ressaltou Renato.

Para o Professor da UNIR/Campus Ji-Paraná, Emerson da Silva Ribeiro, a Semana se configurou como um evento que contribuiu com a reflexão e o debate, especialmente a respeito da formação inicial de professores de Matemática. “A realização de eventos acadêmico-científicos que se propõem a promover a reflexão e o debate sobre a formação de professores de Matemática é uma ação imprescindível à melhoria do processo formativo de docentes e, consequentemente, à melhoria da Educação Básica, sobretudo, no que concerne ao ensino-aprendizagem de Matemática”. O professor ainda complementou que “a I SELIMAT se caracteriza como um marco na história do curso de Licenciatura em Matemática do IFRO/Vilhena por se constituir como o primeiro evento deste curso, agregando a participação de seus licenciandos e egressos, além de professores que ensinam Matemática, na busca contínua por melhor se qualificarem para o exercício pleno da docência”.

Os contatos da organização do evento são os e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  • SELIMAT_em_Vilhena_1
  • SELIMAT_em_Vilhena_10
  • SELIMAT_em_Vilhena_11
  • SELIMAT_em_Vilhena_12
  • SELIMAT_em_Vilhena_13
  • SELIMAT_em_Vilhena_14
  • SELIMAT_em_Vilhena_15
  • SELIMAT_em_Vilhena_16
  • SELIMAT_em_Vilhena_17
  • SELIMAT_em_Vilhena_18
  • SELIMAT_em_Vilhena_19
  • SELIMAT_em_Vilhena_2
  • SELIMAT_em_Vilhena_20
  • SELIMAT_em_Vilhena_21
  • SELIMAT_em_Vilhena_22
  • SELIMAT_em_Vilhena_23
  • SELIMAT_em_Vilhena_24
  • SELIMAT_em_Vilhena_25
  • SELIMAT_em_Vilhena_26
  • SELIMAT_em_Vilhena_27
  • SELIMAT_em_Vilhena_28
  • SELIMAT_em_Vilhena_29
  • SELIMAT_em_Vilhena_3
  • SELIMAT_em_Vilhena_30
  • SELIMAT_em_Vilhena_31
  • SELIMAT_em_Vilhena_32
  • SELIMAT_em_Vilhena_33
  • SELIMAT_em_Vilhena_34
  • SELIMAT_em_Vilhena_4
  • SELIMAT_em_Vilhena_5
  • SELIMAT_em_Vilhena_6
  • SELIMAT_em_Vilhena_7
  • SELIMAT_em_Vilhena_8
  • SELIMAT_em_Vilhena_9

 

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.