Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eletromecânica

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 15h26 | Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 11h50 | Acessos: 491

Apresentação

O campo da eletromecânica reflete a integração de quatro áreas da engenharia: mecânica, elétrica, eletrônica e automação. O profissional afim deverá exercer, com segurança e conhecimento, diversas funções e tarefas num mercado que exige cada vez mais credibilidade profissional e formação específica, mas sem perder de vista as capacidades gerais de gestão moderna, empreendedorismo dinâmico e aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Há, em função das tendências e necessidades locais, razões suficientes para manter um curso técnico para prover o mercado regional de profissionais para atuarem tanto na gestão de empresas quanto nas operações e manutenções relacionadas às atividades eletromecânicas. O curso vem, portanto, atender a uma demanda atual e principalmente a uma tendência de busca ainda mais intensiva de mão de obra especializada para o setor.

O Curso Técnico em Eletromecânica Subsequente ao Ensino Médio tem por objetivo geral oferecer formação profissional técnica em Eletromecânica subsequente ao Ensino Médio.  Seus objetivos específicos são:

  1. Preparar para atuação em projetos de instalações e equipamentos eletromecânicos industriais, conforme as especificações técnicas, normas de segurança e sustentabilidade ambiental.
  2. Desenvolver competências para atividades de planejamento e execução da manutenção eletromecânica em equipamentos industriais, incluindo-se instalação e manutenção de acionamento eletromecânico.

Conforme o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (2010), o Técnico em Eletromecânica deve apresentar o seguinte perfil ao final de sua formação:

Atua no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.

Ainda conforme o Catálogo, a atuação do Técnico em Eletromecânica ocorrerá nos seguintes ambientes:

“Empresas de manutenção e automação industrial, Indústrias, Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa, Concessionárias de energia”.

Área de estudos: Controle e Processos Industriais

Público-alvo: Estudantes que já concluíram o Ensino Médio e que desejam cursar o nível técnico e desempenhar atividades profissionais na área de Controle e Processos Industriais.

Modalidade: Presencial, Subsequente ao Ensino Médio.

Turno de funcionamento: Noturno

Regime de matrícula: Semestral 

Duração: No mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) semestres. 

Carga Horária: 1.400 horas (hora-relógio) e 1.680 (horas-aula) 

Forma de ingresso: Processo Seletivo Unificado

Requisitos: Ensino fundamental completo

Oferta: 40 vagas por semestre

Contatos

Telefone: (69) 2101-0729 

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação

Nome: Eduardo Egídio Vicenzi Deliza

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/7186889129350832

Confira a matriz curricular do Curso Técnico em Eletromecânica Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena e lista de docentes do curso. 

pdf baixar 0 pdf baixar 0 

Acesse documento de Redimensionamento do PPC do Curso e Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eletromecânica Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena. 

pdf baixar 0  pdf baixar 0

Fim do conteúdo da página