Células Empreendedoras inicia no dia 16 de julho em Porto Velho

Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 08h24 | Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 08h24

Programação MEC 2018

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) prepara para a segunda quinzena deste mês de julho a participação de estudantes e servidores no Programa Células Empreendedoras. São seis institutos federais que foram chamados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Na região Norte, o IFRO é o único instituto participante, e suas ações serão sediadas no auditório e biblioteca do Campus Porto Velho Calama. Também estão representados os estados de Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Paraíba e Paraná, por meio dos institutos federais IFPE, IFG, IFRJ, IFPB e IFPR.

No dia 16 de julho, com a participação de até 50 servidores, serão realizas as formações para os educadores. E nos dias 17 a 20 de julho, participam até 150 estudantes, mais os educadores.

Para os Educadores Empreendedores, no dia 16, serão quatro horas de exposição de conteúdo sobre as práticas atuais da nova era do empreendedorismo e da economia criativa e sobre as técnicas de inovação na educação. Este bloco é denominado Educadores Empreendedores na era do Conhecimento. Mais quatro horas completam a formação, no bloco Construindo Ecossistemas de Educação Empreendedora, com debates sobre ecossistemas de educação empreendedora e as práticas usadas no Células Empreendedoras. Havendo neste dia a premiação da Equipe Destaque do workshop.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis, o workshop de oito horas mescla o uso de exposições de conteúdo, atividades criativas de grupo e exposição dos resultados por parte dos participantes. O momento formativo visa formar servidores em técnicas de inovação e empreendedorismo para serem orientadores das equipes durante a fase de maratona.

Já nos quatro dias da Maratona Células Empreendedoras serão promovidas a formação de estudantes empreendedores e o desenvolvimento de startups modeladas com ideias de alto valor agregado, com objetivo de transformá-las em negócios e parcerias a serem firmadas entre os diversos participantes do evento. A maratona se inicia com observação (observatório de problemas, autoconhecimento, design thinking e formação das equipes), seguido por ideação (moldelagem de negócio e cases práticos), inovação (desenvolvendo startups: transformando ideias em negócios) e, por fim, expansão (rodada de negócio final).

Haverá premiações com troféus para as cinco melhores equipes de cada maratona, um programa de formação (living lab) para que suas empresas ainda em formação possam se transformar em negócios de alto impacto. Também será premiada com um tablet, com configuração atual do mercado, a equipe que for a primeira colocada na maratona.

A metodologia do projeto Células Empreendedoras é voltada à criação e ao desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora em universidades, institutos, empresas e escolas. No trabalho desenvolvido, grupos de jovens com perfis inovadores, que podem ser ou não orientados por professores, através de mídias sociais e ecossistema de ações de fomento à criatividade, são encorajados a terem autonomia e espírito empreendedor em parceria com empresas, incubadoras e aceleradoras. Estas células podem se transformar em empresa ou startups.