Comunicadores do IFRO participam de capacitação em produção audiovisual

Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 18h47 | Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 19h31

Capacitação IFRO Produção audiovisual 13

Comunicadores da Reitoria e dos Campi Porto Velho Calama e Zona Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), participaram, entre os dias 19 e 22 de junho, de uma capacitação voltada para a produção audiovisual. A oficina foi ministrada pelos comunicadores do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Vinícius Almeida e Glauco Neves.

A capacitação atendeu a um dos projetos estratégicos ligados à comunicação presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 do IFRO. “A TV IFRO é um dos projetos estratégicos da Assessoria de Comunicação que deverá contribuir para o fortalecimento da identidade institucional. O Instituto Federal Baiano tem um canal bem sucedido nos mesmos moldes, por isso a vinda dos profissionais de lá para nos capacitar ocorreu no momento certo. Nós pudemos entender a dinâmica de produção de vídeos e até começamos a definir alguns formatos para esse novo canal de comunicação do IFRO”, explicou o programador visual e líder do projeto da TV IFRO, Collien Rodrigo Néry.

Vinny Almeida, da Coordenação de Comunicação Social do IFBaiano, avaliou a capacitação como positiva, destacando as estruturas física e operacional que o IFRO possui e como as mesmas podem contribuir para a divulgação da imagem do Instituto, além de tratar de temas que são relevantes do ponto de vista estratégico para instituição. “Como é uma linguagem que vem ocupando cada vez mais espaço na divulgação institucional, tanto das empresas públicas como das privadas, o audiovisual tem o potencial de atingir públicos que são menos atingidos pelas formas tradicionais de divulgação. Nesse sentido, o IFRO observa que o audiovisual pode ser usado como estratégia e isso também vem sendo a tendência da Rede Federal nos últimos anos. Cada vez mais percebemos o surgimento de projetos de WebTVs e de mais investimentos nas estruturas de audiovisual, e isso é muito importante para o crescimento do Instituto Federal de Rondônia e para toda a Rede Federal também”, disse acrescentando também que:” [...] as pessoas que atuam na área de comunicação têm muito a oferecer e a produzir para os Institutos e podem contribuir para que a instituições alcancem os seus objetivos estratégicos, que ora estão no PDI, ora estão em outros documentos institucionais, contribuindo dessa forma para que os indicadores sejam alcançados”.

Glauco Neves, responsável pela comunicação do IFBaiano, Campus Valença, ressaltou a importância do desenvolvimento da produção audiovisual dentro dos Institutos Federais, pois além de ajudar a difundir e ampliar a sua marca, auxilia a dialogar cada vez mais com o seu público, cumprindo de forma mais ampla o seu papel socioeducacional. “Buscamos levar o melhor e mais prático conhecimento possível na área do audiovisual, oferecendo a expertise necessária para que possam iniciar, desenvolver e finalizar as demandas audiovisuais que surgirem dentro dos setores de comunicação dos institutos. O sentimento ao final do curso realizado no IFRO foi de missão cumprida. A prova disso foram os pilotos que desenvolvemos de forma rápida e prática, possibilitando o contato direto com a realidade de uma produção audiovisual”, comentou o profissional.

Para Vitor Viana, programador visual, do Campus Porto Velho Calama “ser capacitado pelos profissionais que, atualmente, são referência do audiovisual na Rede Federal de Educação, nos motiva a realizar produtos de comunicação com mais qualidade e que atendam às expectativas da comunidade que anseia estar informada sobre o que está acontecendo na instituição e, ainda, para aqueles que queiram saber mais sobre o IFRO”.

Como resultado da capacitação os comunicadores elaboraram dois produtos audiovisuais. Uma das propostas é o Panorama IFRO, que consiste em um boletim informativo com as principais notícias sobre o IFRO veiculadas durante a semana. O programa de um minuto de duração segue a tendência de comunicação institucional nas redes sociais, em especial o Instagram, e traz como novidade a TV na vertical. O outro produto intitulado “Ponto de Virada” vai apresentar depoimentos de estudantes do IFRO comentando sobre a educação profissional e tecnológica, o mundo do trabalho, entre outros assuntos do universo juvenil.

Confira o piloto do programa “Panorama IFRO” produzido durante a oficina de produção audiovisual:

• Capacitação_IFRO_-_Produção_audiovisual__1
  • Capacitação_IFRO_-_Produção_audiovisual__10