Concurso de Produção e Declamação de Poemas envolve escolas

Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 13h04 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2018, 14h34

Banner Concurso de Poemas 2018 2

Estudantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) e de escolas públicas e particulares de Rondônia estão sendo convidados a participar da terceira edição do Projeto Entrenós de Expressão Literária: Concurso de Produção e Declamação de Poemas. São seis categorias de participantes: Estudantes de Cursos Técnicos de Nível Médio do IFRO (ETNM/IFRO); Estudantes de Nível Superior do IFRO (ENS/IFRO); Servidores do IFRO (SERV/IFRO); Estudantes de Nível Médio de escolas externas ao IFRO (ENM); Estudantes de Nível Superior de escolas externas ao IFRO (ENS); e Professores e Técnicos Administrativos em Educação de Escolas externas ao IFRO (P+TAE).

Segundo o Diretor de Programas e Projetos de Extensão no IFRO, Sérgio Francisco Loss Franzin, o projeto será realizado no âmbito do IFRO, mas também com a participação de toda a comunidade externa. Neste primeiro momento, a partir da divulgação do projeto, há aplicação nas escolas, com participação de estudantes e profissionais da educação.

Nas quatro próximas etapas serão feitas as inscrições dos interessados, de 3 a 17 de setembro, nas unidades de origem onde eles estudam ou trabalham. Depois haverá pré-seleção dos 10 melhores poemas por categoria, por meio de uma Comissão Local, entre 18 a 24 de setembro de 2018. Seguida da seleção intermediária dos poemas para composição do quadro final de seleção, por meio da Comissão Geral Organizadora, entre 25 de setembro a 1º de outubro. Por fim, a seleção final dos poemas ocorrerá durante o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpex/IFRO), marcado para 8 a 11 de outubro, em Porto Velho.

“O trabalho com poemas é sempre enriquecedor porque amplia o alcance de leitura e aprimora as formas de expressão das ideias. Este tipo de trabalho e produção leva ao encontro de outros autores e à descoberta do autor que existe dentro de si mesmo. Tanto ocorre o aprimoramento das práticas comuns cotidianas quanto há o engrandecimento pessoal e coletivo, que inclui maior sensibilidade na percepção das coisas, da vida, do mundo, além de um indescritível prazer de ser, de fazer acontecer”, afirma Loss.

Entre os objetivos do projeto está o de intensificar o gênero poema na produção textual de estudantes e de profissionais da educação em geral como processo de melhoria da leitura e da escrita. Além de ampliar as oportunidades de expressão artística aos estudantes e profissionais da educação em Rondônia e promover a difusão cultural da arte literária a partir da produção local contemporânea.

O diretor complementa que o projeto consiste em uma estratégia de melhoria da leitura e produção de textos no âmbito dos cursos de nível médio e de graduação. “É também uma forma de instrumentalização de professores em seu trabalho cotidiano, portanto, refletirá em melhoria do ensino e da aprendizagem, além de ser um meio de maior inserção do IFRO na comunidade das regiões onde atua”, afirma Sérgio Loss.

Para participar, os interessados deverão procurar os professores de seu campus ou escola, especialmente os das áreas de Língua Portuguesa e Artes. A premiação será simbólica, havendo ainda a possibilidade de que os melhores textos sejam publicados em livro ou revista, mediante a autorização de seu autor.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2182-9629 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O projeto e as normas de participação podem ser conferidos neste Link.