Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eleições para reitor e diretores de campi ocorrem no dia 05

Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 17h44 | Última atualização em Quarta, 30 de Maio de 2018, 18h49

img materia Eleicao IFRO

O Processo de Consulta à Comunidade para Reitor e Diretores-Gerais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) teve o cronograma alterado. A eleição para a escolha de reitor será no dia 5 de junho, em todas as unidades (campi, polos e reitoria). O sistema será aberto às 7h30 e fechado às 22 horas. 

Na mesma data (5/6), também ocorre a eleição de diretores-gerais dos campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte e Vilhena. Somente o Campus Porto Velho Calama terá sua data de escolha de direção-geral realizada no dia 12 de junho. 

Com as alterações, também foi estendido até 04/06 o período de campanha dos candidatos. Já a publicação do resultado preliminar das eleições ocorrerá no mesmo dia da eleição. A apuração de votos inicia após as 22 horas, com os resultados da apuração sendo registrados de imediato no mapa de totalização e em ata redigida pelo secretário e assinada pelos membros da CEC e fiscais. 

Nas cédulas eleitorais, os eleitores encontrarão os nomes dos candidatos dispostos em ordem alfabética, estando o voto em branco inserido como última opção na cédula de votação. O processo de consulta será finalizado com a escolha de um único candidato ou candidata para cada cargo, considerando-se o peso da participação de cada segmento representado. 

Segundo o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Erlan Fonseca de Souza, a eleição ocorrerá no Sistema Helios Voting, desenvolvido por uma comunidade de software livre, do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), e é uma das tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado. “O IFRO adaptou uma versão que foi desenvolvida pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Trata-se de um sistema seguro e que possui níveis avançados de criptografia para cada voto, que é enviado de forma criptografada para o banco de dados. Também permite a apuração rápida, a partir do momento que foi aberta e os eleitores realizaram a votação, a apuração é feita de forma instantânea. Em questão de minutos já tem o resultado dessa eleição”. 

Outra vantagem para os eleitores é ser “um sistema que vai possibilitar o acesso, que pode ser feito a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, e o eleitor pode realizar seu voto independente de onde esteja a partir do celular, smartphonetablet ou do computador”, diz Erlan. 

Desde o mês de abril, a partir do lançamento do processo eleitoral durante a 20ª reunião ordinária do Conselho Superior (CONSUP), tendo como atividade inicial naquele período a constituição das Comissões Eleitorais Locais (CEL) para organizar a eleição de Diretor-Geral em cada campus e da Comissão Eleitoral Local (CEC), sediada na reitoria.

Informações

A Consulta à Comunidade para Eleições Reitor e Diretores-Gerais pode ser acessada em http://portal.ifro.edu.br/processo-de-consulta-a-comunidade

Foi preparado um tutorial para acesso à urna eleitoral para professores, técnicos administrativos e estudantes, estando disponível em https://www.youtube.com/watch?v=cFR69Ra3yTs

Fim do conteúdo da página