IFRO consolida portal institucional e páginas on-line dos campi

Publicado: Quarta, 30 de Mai de 2018, 08h39 | Última atualização em Quarta, 30 de Mai de 2018, 11h10

portalIFRO

Visando maior acessibilidade às informações institucionais, o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) vem realizando atualizações constantes desde a implantação do novo portal na internet. Com a disponibilização de todas as páginas dos campi (Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena), está sendo segmentada também a publicação de editais.

A Assessora de Comunicação e Eventos, Janaina Ferri Candéa Saldanha, explica que após o relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA/IFRO) apontar em 2017 dificuldades de acesso aos editais publicados por parte de alunos e servidores, foi proposto um novo sistema de publicação. “O objetivo principal é facilitar o acesso às informações destinadas aos alunos, servidores e comunidade em geral, e também fortalecer as páginas dos campi”, diz.

O grande número de editais publicados era sistematizado de maneira que ficavam todos reunidos conforme setores (ensino, pesquisa, extensão e outros). Os campi tinham seus documentos postados junto com os editais da reitoria, em que estavam informações das pró-reitorias e das diretorias sistêmicas, o que gerava algumas dificuldades de busca da informação. Com a nova forma de publicação, objetiva-se que o acesso passe a ser mais fácil, uma vez que as buscas por editais publicados devem ocorrer dentro das unidades.

Outra funcionalidade encontrada no Portal do IFRO é que todos os campi possuem páginas próprias, seguindo a orientação do Colégio de Dirigentes. A partir da finalização de todas as páginas, os conteúdos específicos, que incluem eventos, avisos e editais, serão de gestão de cada uma das unidades. Nas páginas, há menus para mostrar quais cursos (técnico, graduação ou especialização) são ofertados, além de documentos atualizados que regulamentam o funcionamento dos cursos, como referenciais, os projetos pedagógicos e outras documentações institucionais do campus. Também estão informados o calendário escolar, a lista de docentes com os respectivos Currículo Lattes e as atividades desempenhadas pelos docentes das unidades.

No menu Nossos Cursos, foram habilitados todos os cursos regulares, divididos em Cursos Técnicos (Integrados, Subsequentes e Concomitantes), Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos) e Cursos de Pós-Graduação (Lato sensu e Stricto sensu).

"Para o Campus Porto Velho Calama é muito importante ter esse espaço no Portal do IFRO, pois funciona como uma vitrine expositiva de projetos, atividades, ações e de tudo que é produzido dentro da Instituição. Dessa forma, podemos incentivar que a comunidade conheça melhor o campus, considerando que o Portal é a forma que a sociedade pode entrar em contato conosco ou se informar sobre o que acontece aqui, funcionando nesse sentido como um instrumento de prestação de contas”, afirma o Coordenador de Comunicação e Eventos do Campus Porto Velho Calama, Vitor Viana Farias.

Próximas ações

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI/IFRO), juntamente com a Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCOM/IFRO), fará a capacitação dos servidores dos campi para publicação dos seus documentos. Seguindo a sugestão dos gestores, a primeira formação deverá ocorrer em ambiente virtual, em data a ser divulgada para todos os gabinetes.

Com as alterações realizadas, também foi lançada a página do setor de comunicação, disponibilizando formulários de solicitação de materiais gráficos, de notícias e de eventos e cerimonial. Neste espaço do site podem ser feitos download de peças de identidade visual, incluindo os logotipos e os materiais de eventos realizados pelo IFRO. Já na seção documentos, estão os manuais que regulamentam a comunicação e os eventos na Rede Federal e no IFRO.

A Assessora de Comunicação ainda enfatiza que as ações realizadas pela ASCOM atendem ao objetivo formulado junto ao PDI/IFRO 2018-2022. “Os objetivos estratégicos relacionados à comunicação visam fortalecer a comunicação interna e externa, fortalecer a identidade institucional e o relacionamento interinstitucional. Para atingir esses objetivos, precisamos, entre outras ações, estreitar os laços com os nossos públicos estratégicos, permitindo o acesso às informações do IFRO com mais facilidade, democratizando o acesso à informação e a transparência nos canais de comunicação do IFRO. É muito importante que discentes e servidores acessem rotineiramente o portal, para se familiarizarem com as funcionalidades disponibilizadas e os serviços. Estamos constantemente atualizando e inserindo conteúdo para torná-lo dinâmico, intuitivo e uma fonte de referência fidedigna da instituição”, conclui Janaina.

• Formulários_para_solicitação_de_serviços_na_página_da_comunicação
  • Nova_apresentação_dos_Cursos_no_portal