Municípios de RO assinam termo de cooperação com o IFRO

Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 19h27 | Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 19h47

IFRO Assinatura de Termo de Cooperação 21

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realizou na quinta-feira (19) a assinatura de termo de cooperação com municípios do Estado para a oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). A cerimônia foi realizada no auditório do Campus Porto Velho Zona Norte e contou com a participação de autoridades, servidores e alunos da instituição.

Durante o evento, o Reitor Uberlando Tiburtino Leite destacou a importância da expansão da EaD no estado de Rondônia. “É um momento significativo, porque consolidamos uma ação que teve início em 2011 no Campus Porto Velho Zona Norte, e esse campus tem praticamente coordenado as ações de educação a distância do IFRO. Temos 143 polos de educação a distância, mas existem muitas localidades que ainda não possuem acesso à educação pública e de qualidade. Nosso desafio é levar um polo de educação a distância para, no mínimo, cada município do Estado. Então esse é o desafio”, reiterou.

Segundo o Diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva Júnior, a partir da assinatura do termo o IFRO poderá ofertar cursos de graduação e cursos de pós-graduação nos polos instalados nos municípios parceiros. “A perspectiva é que sejam ofertados ainda este ano, no segundo semestre, principalmente na área de Licenciatura, Pedagogia, Pós-Graduação em Educação Profissional e Técnica, também a formação para professores graduados não licenciados, já que isso atende a uma demanda da própria legislação do MEC. Temos também a perspectiva de oferta de cursos por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema em que o IFRO foi credenciado recentemente”, explicou.

Presente na cerimônia, o Governador de Rondônia, Daniel Pereira, destacou o IFRO como referência em relação à oferta de ensino médio de qualidade. “O estado de Rondônia, juntamente com o IFRO, forma uma das parcerias que vejo como uma das mais exitosas do país. Nós estamos levando educação de ensino médio, por meio da mediação tecnológica, para 6 mil alunos, em comunidades distantes que recebem aulas de Química, de Física, de Matemática, de História e de Biologia, com professores com mestrado ou doutorado”, comentou.

Em seu pronunciamento, o Senador Valdir Raupp ressaltou a evolução dos Institutos Federais no Brasil e a importância dos mesmos para o desenvolvimento do país. “Eu pude acompanhar desde o início esta revolução dos Institutos Federais da Educação. Cheguei ao Senado em 2002, e em 2004 tínhamos apenas 120 campi de escolas técnicas federais. E segundo nosso Reitor, hoje são 644 institutos e muitos polos, só em Rondônia são 143 polos em 70 localidades, então é uma evolução. O IFRO hoje tem 17 mil alunos e está praticamente em todas as localidades, todos os rincões do estado de Rondônia. Como um Estado desse vai dar errado? Rondônia nasceu para ser um Estado rico, nasceu para dar certo, e já deu certo”, argumentou.

O representante da Associação Rondoniense dos Municípios (AROM) e Prefeito de Nova Mamoré, Claudionor Leme da Rocha, ressaltou as oportunidades que o termo de cooperação proporcionará para os munícipios parceiros. “Quero externar a importância deste momento para nós, dos municípios mais distantes. Nós que não temos nenhuma universidade, nenhum campus universitário e nenhuma faculdade particular, agora teremos a oportunidade de ter cursos de graduação e de qualidade para nossos munícipes”, disse.

Para Vagno Gonçalves Barros, Prefeito de Ouro Preto do Oeste, a assinatura do termo de cooperação vai possibilitar mais opções de ensino para alunos residentes no município. “O município tem se colocado à disposição, junto com nosso secretário de educação, para fazer todos os investimentos que forem necessários, a partir dos termos de cooperação que já foram assinados no passado e dos próximos que possam vir a ser assinados”, reforçou.

Os municípios de Alta Floresta do Oeste, Buritis, Cerejeiras, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Seringueiras assinaram o termo de cooperação para a oferta de cursos através da modalidade de educação a distância.

O evento contou ainda com a explanação sobre o Projeto Zoneamento Urbano e Rural realizada pelo Professor Valdir Moura, do Campus Colorado do Oeste.

• IFRO_-_Assinatura_de_Termo_de_Cooperação__1
  • IFRO_-_Assinatura_de_Termo_de_Cooperação__10