Aplicativo IFRO Mobile está disponível ao público

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 12h46 | Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2018, 09h58

Evento lançamento PDI IFRO 2018 2022 55

Para 2018, a novidade do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) é a disponibilização para a comunidade do APP IFRO Mobile. O aplicativo traz a apresentação da instituição e diversas informações atualizadas, assim como fornece serviços para os acadêmicos. “Pessoas de dentro e de fora do IFRO poderão ter acesso à informação”, explicou o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite durante o lançamento realizado no auditório do Campus Porto Velho Calama nesse dia 15 de fevereiro.

No aplicativo é possível acessar o sistema de bibliotecas web, consultar informações sobre os campi, cursos, telefones, notícias, dúvidas frequentes, calendários acadêmicos e conhecer diversos regulamentos e procedimentos acadêmicos relacionados aos cursos do IFRO. O desenvolvimento do aplicativo do IFRO teve início em julho de 2017, estando entre os programas do espaço Play Store dos celulares para instalação. Neste primeiro momento o aplicativo está disponível para dispositivos Android, com previsão de em breve ser disponibilizado para a plataforma iOS.

Thaís Andressa, do primeiro ano do Curso Técnico em Química do Campus Porto Velho Calama, diz ter achado bastante interessante o aplicativo e que vai facilitar a vida dos estudantes, “porque atualmente o mundo está altamente globalizado e geralmente todos possuem um celular e fica bem mais fácil o acesso à informação”.

A iniciativa do Instituto Federal de Rondônia é uma ampliação na experiência iniciada pelo Campus Porto Velho Calama, no ano passado, quando foi colocado em funcionamento um primeiro aplicativo móvel. Para concretização do aplicativo, foi firmado um termo de parceria técnica com o IFG (Instituto Federal de Goiás), que forneceu o código fonte para que a DGTI/IFRO trabalhasse na plataforma e aprimorasse o desenvolvimento do IFRO Mobile.

Entre as adaptações necessárias à realidade de Rondônia está a de que para os estudantes matriculados, estão disponíveis nesta área restrita as notas de avaliações, através de uma integração com o Sistema Acadêmico do IFRO. “Planejamos, em breve, disponibilizar mais conteúdo e serviços relevantes à comunidade acadêmica através do IFRO Mobile”, afirma o Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Jorge Vilaça. O aplicativo ainda possui dados sobre os campi e cursos e faz notificações quando houver novidades e recados.

Jéssica Alencar é estudante do Campus Guajará-Mirim e já baixou o APP, tendo inclusive entrado em contato com a equipe para dar feedback sobre a sua utilização. Ela diz que, assim como boa parte de sua turma, gostou da ferramenta “justamente pela linguagem clara e opções acessíveis que oferece, pois muitas vezes tínhamos problemas para mexer no site pelo celular o que agora foi solucionado. No APP estão disponíveis informações sobre os editais do IFRO, calendários acadêmicos, endereços dos campi, projetos existentes, informações sobre os auxílios de assistência estudantil e muitas outras opções. É notório que este APP irá tornar mais prática a rotina de cada estudante e com toda certeza também irei indicar para famílias e amigos”.

O uso das tecnologias no Instituto foi também ressaltada pelo Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Erlan Fonseca de Souza. Ele relembrou durante o lançamento do APP e do Plano de Desenvolvimento Institucional que o evento estava sendo transmitido ao vivo, permitindo a maior participação dos demais campi e de toda sociedade. “Nosso papel é prover e impulsionar a tecnologia da informação”, afirmou o Diretor.

Para baixar o APP, acesse: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.edu.ifro.ifromobile&hl=pt

• Evento_lançamento_PDI_IFRO_2018-2022_12
  • Evento_lançamento_PDI_IFRO_2018-2022_29