Realizada mostra de maquetes com sistemas elétricos no Calama

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 11h15 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h38

Mostra realizada no Calama 4Uma mostra de maquetes com sistemas elétricos foi realizada por estudantes dos Cursos Técnicos em Informática e em Edificações, da modalidade integrada ao Ensino Médio. Eles cursam os segundos e terceiros anos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A mostra ocorreu de 13 a 14 de setembro, organizada pelas coordenações dos dois cursos.

Segundo o Professor de Física do Campus Calama, Erick Antônio Souza de Castro, “a ideia de realizar esse projeto surgiu há dois anos com o intuito de aplicar a teoria à prática. No ensino médio os alunos têm na grade curricular de Física o estudo da eletricidade e sua aplicabilidade, porém muitos alunos saem da escola sem saber realmente como que é aplicado isso em prática e o projeto veio pra diminuir essa distância. Inovamos esse ano também por provocarmos uma diversidade entre os grupos, misturando turmas. Assim os alunos aprenderiam a trabalhar em grupo respeitando suas diferenças e, por consequência, sendo preparados para o mercado de trabalho, em que terão que trabalhar com pessoas totalmente diferentes”.

Constavam nos objetivos da Mostra, aperfeiçoar a avaliação escolar através da prática experimental e de atividades que verifiquem o conhecimento significativo do aluno e estimular a aprendizagem da Física no âmbito institucional e incentivar a cooperação dos alunos. Os alunos também aprenderam a produzir uma maquete com sistema elétrico contendo circuitos em série e paralelo, aplicando as leis da Física de maneira que a eletrodinâmica fosse verificada nos circuitos que energizaram as maquetes. Com isso, os alunos puderam compreender que a Física tem impacto importante em projetos de construções.

A produção de maquete com sistema elétrico está na segunda edição no Campus Calama. O idealizador do projeto, Erick Castro, ainda explica que a experiência permitiu experimentar conhecimentos específicos voltados para a construção de uma maquete com aplicabilidade elétrica dos conceitos de eletrodinâmica, circuitos inteligentes de energia, estruturas prediais dentro do contexto da eletricidade na física. Para o docente, foram verificados na prática os conceitos que são estudados em sala de aula, transformando o que é teórico apresentado pelo docente em aplicações realizadas pelos discentes. Esta relação entre teoria e prática faz com que o conhecimento seja explorado de maneira completa e os conceitos sejam vivenciados e postos à prova.

Emílio Gabriel, que cursa o terceiro ano de Edificações, foi destaque da mostra. Para o estudante, a experiência foi ótima, “conseguimos assimilar o que vimos em sala com o que realizamos no trabalho. Vimos a funcionalidade de um circuito elétrico e como é instalada realmente em uma construção com ligações em série e paralelo. Nosso grupo se empenhou bastante para desenvolver a maquete, trabalhar com pessoas de outras turmas foi bom, porque conhecemos pessoas novas e juntos encontramos uma forma que solucionar os conflitos de ideias, assim conseguimos atingir todos os critérios e ser escolhidos para participar da semana de ciência e tecnologia do campus”. Ainda conforme Emílio Gabriel, o grupo irá aprimorar a maquete para apresentar na Semana de Ciência e Tecnologia um trabalho com maior qualidade, “esperamos obter um ótimo resultado e receber o certificado de participação e agregar ao nosso currículo, pois será de grande importância no mercado de trabalho”.

A Mostra selecionou trabalhos para a Semana da Física, que busca a integração da graduação e do ensino básico do Campus Calama. O professor Érick lembra que a construção de maquetes que explorem a transformação e aplicação de energia elétrica nos circuitos ou que se empreguem associações de circuitos em série e paralelos, são aplicações da Física e estão no contexto do Ensino Médio. Com o projeto, estes temas puderam ser abordados com maior profundidade que em sala de aula, com a resolução pura de exercícios e muitas vezes distante do cotidiano do aluno.

• Mostra_realizada_no_Calama_1
  • Mostra_realizada_no_Calama_10