IFRO realiza Startup Weekend Porto Velho

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 15h30 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2017, 16h40

logo StartUp Weekend PVH 2

Entre os dias 30 de junho a 02 de julho o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realiza o Startup Weekend Porto Velho. Considerado um evento de imersão, o Startup Weekend no IFRO será uma experiência de 32 horas de compartilhamento de ideias e que empreendedores e aspirantes a empreendedores poderão descobrir se suas ideias de startups são viáveis. Mais de oito mil startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. Esta é a primeira vez que o Estado sedia a atividade, reconhecida por integrar uma rede global de líderes e empreendedores com a missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos e comunidades. Produzido pela Techstars Brasil, em Rondônia o evento é realizado pelo IFRO, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Associação de Jovens Empresários de Rondônia (AJE-RO).

A inscrição custa R$ 100, com direito a alimentação (café, almoço e lanche) e camiseta do evento, encerrando ao completar as 120 inscrições. Três perfis podem ser escolhidos, conforme o perfil de interesse profissional que represente o participante: Desenvolvedor (desenvolvedores, engenheiros de software, programadores e outras áreas de informática), Designer (designers de UX, UI, ilustradores etc.) e Negócios (administradores, marketing, relações públicas e qualquer outro perfil não-técnico).

A exemplo dos demais eventos do Startup Weekend, a edição em Porto Velho será aberta a todos que desejam expor ideias de startup e receber feedback de outros participantes. Serão formadas em torno de 10 equipes que gerenciarão as melhores ideias (determinadas por votação). “Serão três dias de imersão na cultura empreendedora de startups, onde as equipes participantes poderão desenvolver uma ideia de negócio e serão orientados por uma equipe de mentores altamente capacitados nas diversas áreas. Os mentores serão de diversas partes do país, com know how em startups no Brasil e no mundo”, explica a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis.

Conforme Diretor de Programas e Projetos de Extensão, Sergio Loss, as startups não são apenas voltadas a empreendedorismo e inovação de hipermídia e informática, mas também para as diversas áreas, incluindo a de agropecuária que é a grande fonte de riqueza da região e das agroindústrias.  “Durante os três dias de evento, estudantes, empresários, pessoas interessadas em fazer investimentos, instituições, comunidade em geral, todos são bem-vindos ao evento para contribuir, seja apresentando ideias novas, seja aprendendo com quem estiver apresentando ideias de desenvolvimento de novos negócios, de novos processos ou melhorar o que já existe”, afirma.

O Coordenador de Inclusão Social e Produtiva, Jairo Tschurtschenthaler Costa, complementa que no futuro a ideia é o Estado possuir um parque tecnológico como o implantado em Santa Catarina ou no Nordeste. “Durante todo o evento teremos um facilitador. Ele coordena por meio de minipalestras ou pela mentoria mesmo que vai ocorrendo. E para evitar que a pessoa desanime, porque o evento começa na sexta à noite e termina no domingo à noite, ele tem todo um movimento que é feito com palestras e capacitações rápidas ocorrendo o tempo todo para que uma imersão possa ocorrer”, conclui.

As inscrições podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-porto-velho__119837