IFRO e Unir realizam mostra de cinema indígena

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 18h53 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 18h57

I mostra de cinema indígena

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizam até quinta-feira (22) a 1ª edição da Mostra de Cinema Indígena. As sessões estão ocorrendo no auditório do Campus de Vilhena do IFRO, localizado na BR 174, nº 4334, Km 03, com entrada gratuita. O evento é aberto ao público e após a exibição dos filmes ocorrem debates.

Na abertura do evento, realizada na terça-feira (20) foi exibido o filme “Martírio” (2016, 162 minutos), de Vincent Carelli, co-dirigido com Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida. Já nesta quarta-feira (21) servidores, alunos e comunidade externa assistiram o longa-metragem “Duas aldeias, uma caminhada” (2008, 63 minutos), de Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Beñites.  Ainda na quarta-feira, às 19h, ocorrerá a exibição de “Serras da desordem” (2006, 135 minutos), de Andrea Tonacci.

Fechando a mostra, na quinta-feira (22), às 19h, será exibido “Corumbiara” (2009, 117 minutos), de Vincent Carelli. O documentário denuncia um massacre de índios na Gleba Corumbiara, interior de Rondônia, e Vincent Carelli registra o que resta das evidências.

Segundo a organização da mostra, o objetivo das atividades é promover o debate da temática indígena, constituindo um espaço de discussão em que a experiência fílmica se torne uma ferramenta de educação e estimule o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a realidade indígena brasileira.

O evento é uma realização do projeto de extensão universitária Cine UNIR, cineclube do Campus de Vilhena, promovido pelos Departamentos de Administração, Ciências da Educação, Comunicação Social/Jornalismo e Estudos Linguísticos e Literários, em parceria com o Departamento de Extensão do Campus de Vilhena do IFRO.

• Banner-Mostra_de_cinema_indígena-1