Encontro Pedagógico é realizado no Campus Colorado

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 18h19 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h59

Encontro Pedagógico 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou nos dias 17 a 20 de abril o Encontro Pedagógico para o primeiro semestre de 2017. Com o tema “Práticas Pedagógicas: Vivências e Reflexões”, a atividade reuniu professores e técnicos administrativos ligados à área pedagógica.

O Encontro Pedagógico é realizado no início de cada semestre letivo e visa promover a socialização dos trabalhos realizados no período anterior, troca de experiências para melhorar o ensino e a aprendizagem, além de discutir ideias e planejar ações. Neste semestre foram realizados debates, exposições e oficinas.

Silvana Francescon Wandroski, Diretora de Desenvolvimento de Ensino, abordou no encontro o tema “Planejamento de Ensino”, destacando a necessidade de melhor organizar o processo de ensino-aprendizagem, buscar assertividade, melhorar os resultados e evitar improvisos. “O  planejamento também acontece para atendimento à legislação.  A legislação nacional e a regulamentação institucional orientam para o planejamento como atribuição do docente e sua disponibilização de direito da comunidade acadêmica. No encontro houve uma retomada de documentos e conceitos envolvidos no planejamento e melhor operacionalização. Também foram levantados alguns pontos relacionados ao desenvolvimento do ensino que merecem a atenção de todos, pois podem interferir diretamente no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e seus resultados. Para finalizar, tivemos um momento de atendimento individualizado ou em pequenos grupos para tratar de situações específicas”, destacou.

A professora Maria Helena Ferrari, que coordenou o Encontro, explicou a proposta dessa edição: “É uma oportunidade que temos para compartilhar ideias, reconhecer os avanços e pensarmos juntos como trabalhar os desafios que ainda temos. Por isso este tema: ‘Vivências e Reflexões’. E isso mantendo um único foco: o aluno”.

A Diretora de Ensino, Salete Borino, considerou produtivas as atividades desenvolvidas no encontro. “Foi importante para o desenvolvimento do nosso trabalho realizarmos essas reflexões sobre o que foi realizado no ano letivo anterior, além de discutirmos ações e estratégias que podemos realizar neste ano. Também foi bom podermos debater e estudar em conjunto vários regulamentos que precisamos conhecer. E destacamos ainda a orientação recebida sobre vários processos de ensino”, ressaltou.

• Encontro_Pedagógico__1
  • Encontro_Pedagógico__10