Diretoria de Educação a Distância

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 15h22 | Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 11h04 | Acessos: 6667

Histórico da EaD no IFRO

Iniciado em 2011, com o objetivo de conceder acesso a quem encontra-se geograficamente isolado, socialmente marginalizado, doente, institucionalizado ou qualquer outra forma que impeça o seu acesso a uma instituição, a educação a distância no IFRO ocorre em consonância às políticas de democratização da Educação Profissional e Tecnológica. Ao longo do período de implantação da EaD no IFRO foram desenvolvidas ações de planejamento e aquisição de equipamentos para instalação de um estúdio de produção de áudio, vídeo e outras mídias, bem como para instalação de uma antena com sinal de satélite próprio, com capacidade para atingir inclusive outros países.

Em 2013, o IFRO, por meio do Campus Porto Velho Zona Norte, iniciou a oferta de dois cursos em EaD: Técnico em Informática para a Internet e Técnico em Finanças, produzidos em seus estúdios, com equipe própria de professores e técnicos e um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) construído para esta finalidade, atingindo de imediato 1.200 alunos em 12 polos. Estes cursos atenderam 12 municípios, em 6 Campi do IFRO (Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná,Porto Velho, Vilhena) e 6 polos externos (Buritis, Jaru, Cerejeiras, Guajará-Mirim, São Miguel do Guaporé e São Francisco do Guaporé). O Campus Porto Velho Zona Norte, em 2014, ampliou sua oferta com a abertura de 12 novos polos nos municípios de Alta Floresta do Oeste, Candeias do Jamari, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Nova Mamoré, Ouro Preto D’Oeste, Presidente Médici e Distrito de Extrema (Porto Velho).

Em dezembro de 2015, por meio da Resolução nº 65 do CONSUP/IFRO, o IFRO reativou a Diretoria de Educação a Distância (DEaD). Diretoria sistêmica ligada diretamente à Reitoria, com suas atribuições previstas no Art, 173 e 174, a DEaD tem a finalidade de planejar, organizar e ampliar as políticas de educação a distância no âmbito do Instituto. As ações previstas geram a possibilidade de institucionalizar a produção de EaD nos Campi do IFRO, visando ao fortalecimento e à excelência da oferta de ensino nesta modalidade. Em relação aos cursos de pós-graduação, o IFRO, por meio do Campus Porto Velho Zona Norte, teve sua primeira ofertas de cursos EAD iniciada em 2015, com o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, na modalidade EaD. A partir de 2017, iniciou-se as ofertas de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento Estratégico na Gestão Pública, Pós-graduação em Gestão de Educação a Distância, Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Cooperativas e Pós-graduação MBA em Gestão de Instituições Públicas. Em 2020 teve início às graduação em Tecnologias de Gestão Pública e Gestão Comercial, na modalidade EaD.

Atualmente o IFRO possui 11 (onze) unidades, sendo 01 (uma) Reitoria, 09 (nove) campi e 01 (um) campus avançado. Como forma de apoio presencial aos alunos dos cursos a distância o IFRO possui polos em parceria com 44 prefeituras no Estado de Rondônia, 11 polos no estado da Paraíba, 1 polo em Pernambuco, 3 polos em Minas Gerais e 1 um polo internacional em Guayaramerín - Bolívia. Buscando ampliar a oferta de curso através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) o IFRO possui 12 polos em parceria com a CAPES (UAB) no estado de Rondônia.  A oferta de cursos na modalidade de educação a distância, por meio de parcerias firmadas no estado de Rondônia e com outros estados, tem sido uma estratégia para a expansão e democratização do ensino e uma ascensão das políticas de inclusão educacional e profissional para as comunidades que o IFRO atende, e consequentemente o benefício da construção de uma sociedade mais justa, investindo-se na oferta de programas de qualificação que oportunizem melhores condições de inserção social.

Mapa Rondônia 1