Projetos de aulões reuniram 140 estudantes no Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 10h59 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 11h40 | Acessos: 1710

Ji Paraná aulas Enem 1

Professores e estudantes do 3º e 4º anos dos cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, estiveram envolvidos na realização de dois projetos de aulas de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No dia 24/10/2017 ocorreu o Aulão de Ciências Humanas e de 6 a 9 de novembro de 2017 foi a vez das disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologia. Participaram aproximadamente 140 alunos.

A estudante do Curso Técnico em Química, Clarice Machado Ramos dos Santos, diz ter gostado muito das aulas, “principalmente porque foram abordados assuntos mais prováveis que iriam cair na prova do Enem para revisarmos. O que achei mais interessante foi a aula de atualidades”.

A finalidade do Projeto “Aulão - Ciências Humanas” é estimular e ajudar a autoestima dos alunos inscritos na prova do Enem/2017.  Visou antecipar o “clima dos vestibulares” e, como envolve um número de inscritos próximo do número de candidatos às provas reais, permite uma pré-avaliação da posição relativa do aluno no curso que escolheu. “O Projeto realizou aula de visualização, memorização e pequenos simulados abertos que reproduzem as exigências dos grandes vestibulares, a organização rígida e minuciosa, a inscrição formal, a identificação rigorosa, a inflexibilidade dos horários, a postura em sala, e questões com o mesmo nível de dificuldade”, explica uma das organizadoras do projeto de Ciências Humanas, Maria Furtado de Almeida Souza.

Já o projeto “Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Enem 2017” objetivou pesquisar metodologias para ministrar aulas de revisão para o Enem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, considerando que tal área tem apresentado um baixo rendimento em todo o País. Os professores envolvidos no projeto elaboraram ainda um simulado, produziram material de apoio ao estudante, bem como o acompanhamento dos resultados dos alunos envolvidos no projeto e a divulgação dos resultados, quando autorizado pelo aluno.

A expectativa é que as ações elevem o desempenho em Ciências da Natureza e suas Tecnologias dos alunos em comparação com a média nacional. Segundo Marco Aurélio de Jesus, “o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia é uma instituição que em sua essência não tem o claro objetivo de aprovar alunos no Enem, focando seus esforços no ensino técnico. Contudo, as melhores notas de instituições públicas do Estado foram computadas pelos campi do IFRO. Portanto, o presente projeto se baseou em pesquisa no ensino de Biologia, Física e Química voltada para o Enem de 2017, no qual foram selecionados temas e diversas ações didáticas serão tomadas, conforme descrição a seguir”.

Matheus Favaro Moreira cursa o Técnico em Florestas e afirma ter sido muito interessante “porque os professores estão sendo bem objetivos, e conseguindo nos preparar mesmo para a realização do Enem. Além da revisão dos conteúdos abordou também sobre técnicas de como responder rapidamente as questões e como ligar a teoria à prática”.

• Ji-Paraná_-_aulas_Enem_1
  • Ji-Paraná_-_aulas_Enem_2